Os problemas de Carlos Sainz no carro da Williams
quinta-feira, 10 de abril de 2025 às 16:49
Carlos Sainz
Para surpresa de grande parte do paddock F1, Carlos Sainz não está tendo um bom início de temporada na Williams, com Alex Albon marcando 18 dos 19 pontos da equipe nos três primeiros GPs.
A sorte ainda favoreceu Sainz ao ver o espanhol marcar seu primeiro – e até agora único – ponto como piloto da Williams no GP da China. Ele terminou a corrida em P13, mas herdou a décima posição depois que Charles Leclerc e Lewis Hamilton, da Ferrari, além de Pierre Gasly, da Alpine, foram desclassificados.
Albon também se beneficiou da primeira dupla desclassificação da Ferrari na China, herdando a sétima posição após receber a bandeira quadriculada em P9. Isso aconteceu após o piloto nascido em Londres garantir um sensacional P5 no GP da Austrália.
Sainz bateu sob condições de safety car na Austrália durante a primeira volta de sua estreia pela Williams, após ter sido dispensado pela Ferrari para abrir espaço para Hamilton. O espanhol também terminaria o GP do Japão apenas em P14, com uma diferença de 19,6s para os pontos e 33,7s atrás de Albon.
Albon: Sainz precisa “adaptar” sua tocada ao carro de F1 da Williams de 2025
Martin Brundle esperava que a parceria de Sainz e Albon tornasse a vida “desconfortável” para o chefe da Williams, já que o piloto de 30 anos chegou a Grove como quatro vezes vencedor de GPs e seis vezes pole position. Mas Albon, de 29 anos, cujo melhor resultado da carreira é um P3, liderou a Williams até agora.
Albon também acredita que Sainz pode ter que “adaptar” sua tocada para garantir um bom resultado no GP do Bahrain desta semana, já que a Williams simplesmente “não consegue fazer nada” em muitas curvas. O madrilenho está ciente de seus potenciais problemas, já que Sainz tem que fazer “engenharia reversa” em seu estilo de fazer curvas no carro da Williams.
“No momento, há algumas curvas em que simplesmente não podemos fazer nada”, disse Albon. “Ele pode ter que se adaptar a um estilo de pilotagem totalmente diferente do que está acostumado.”
Carlos Sainz pode enfrentar um GP do Bahrain difícil
Sainz está mudando sua abordagem nas curvas nesta temporada, já que os pontos fortes do carro da Williams são muito diferentes dos que as Ferraris com as quais ele correu de 2021 a 2024 se destacaram. Mas isso está causando um início lento em sua temporada, a ponto de muitos insiders estarem surpresos com o baixo desempenho de Sainz na Williams.
A Williams espera que o espanhol consiga se acostumar com seu FW47 em breve, já que as curvas também não são o único problema do carro. Sainz teve dificuldades com os freios da Williams no GP do Japão, o que pode criar problemas para ele no Bahrain esta semana, com os principais pontos de ultrapassagem sendo nas curvas 1 e 4, onde freadas fortes e precisas é fundamental.
GP Bahrein F1, noticias alex albon, noticias carlos sainz, noticias f1, williams f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.