Os maiores patrocinadores no automobilismo e seus investimentos

sábado, 16 de novembro de 2024 às 14:30

A Fórmula 1 é de longe a área mais patrocinada dentro do automobilismo, mas mesmo competições de base contam com o apoio das marcas. É esse tipo de parceria que garante ao esporte o crescimento.

Todas as categorias esportivas recebem investimentos massivos de marcas, as quais se beneficiam de ter seu nome associado ao esporte ao mesmo tempo em que apoiam a atividade. O futebol é de longe o esporte nacional com maiores investimentos, mas o automobilismo também é bem valorizado aqui.

De 2019 para cá, o número de brasileiros que declararam interesse em acompanhar o automobilismo cresceu em mais de 60%, alcançando o total de 65 milhões. O curioso? Ao contrário do que dita o senso comum, as mulheres têm a participação em peso, representando mais da metade dos fãs da F1.

Uma diversidade de marcas

O automobilismo, especialmente a Fórmula 1, é um dos esportes que mais atraem investimentos de grandes marcas, com patrocinadores de diferentes setores se associando ao esporte. Isso reflete a capacidade dessas marcas de aproveitar a enorme visibilidade proporcionada pelas corridas.

Da mesma forma, há setores que, embora não diretamente ligados ao automobilismo, também buscam associações estratégicas com eventos de grande alcance, como as plataformas de entretenimento e jogos online.

Marcas de cassinos online, por exemplo, têm ganhado destaque ao patrocinar esportes como o automobilismo, como foi o caso da Faz o Bet Aí, primeira empresa a investir no segmento aproveitando a exposição global e o envolvimento de um público diversificado.

Embora o cenário de apostas seja regulamentado de forma crescente no Brasil, as plataformas de melhor cassino online continuam a atrair atenção, sendo consideradas por muitos como uma opção de entretenimento emocionante e oferecendo opções de jogos e apostas de F1.

Assim como outras marcas que apostam no automobilismo para alavancar sua presença, essas plataformas também buscam fortalecer sua marca em meio à adrenalina das competições.

Nesse texto nós vamos explorar 3 dentre os maiores patrocinadores do automobilismo, explicando um pouco sobre essas marcas e a sua relação com as corridas.

Para dar um panorama mais amplo, nós selecionamos patrocinadores de campos completamente distintos, o que demonstra essa variedade. Pode ser que alguns já não façam mais parte dos patrocínios, mas a ideia é mostrar os que marcaram história.

1. Marcas de combustíveis: Ipiranga

Poucas parcerias são mais “naturais” do que aquela do automobilismo com marcas de combustíveis. No Brasil, uma das mais tradicionais é a Ipiranga, que tem uma longa história como patrocinadora de competições e corredores. A história começou nos anos 90, no auge da carreira de Ayrton Senna.

Os patrocínios da Ipiranga no automobilismo abrangem todas as categorias, com um especial foco nas corredoras. Considerando a prevalência masculina no esporte, é extremamente valioso que existam marcas que não apenas acreditam na carreira das atletas, como investem pesadamente nessa área.

2. Plataformas de streaming de conteúdo: Paramount+

No começo da década passada, quando as plataformas de streaming ainda engatinhavam na internet, a única referência dos brasileiros era a Netflix. A coisa mudou de figura, o que permitiu que outras marcas comessem uma fatia do mercado dos streaming; se focando, entre outras coisas, nos esportes.

A Paramount+ é um excelente exemplo, não apenas contando com corridas como parte do conteúdo disponibilizado aos assinantes, como também investindo na área como patrocinadores. Nesse caso, há uma sinergia ainda mais forte, onde o dinheiro investido retorna a partir dos usuários assistindo.

3. Marcas de bebidas alcoólicas: Heineken

De cara, pode parecer que as marcas de bebidas alcoólicas e o automobilismo não combinam, mas a verdade é o completo oposto! O Brasil tem uma longa trajetória com patrocinadores dessa indústria do mercado; o que, inclusive, contribui a uma maior conscientização sobre o ato de dirigir embriagado.

No cenário internacional, uma marca que se destaca é a Heineken, a qual está presente em peso na F1. Considerando que as possibilidades de divulgação de marcas de bebidas são reduzidas quando as comparamos com outras indústrias, é indispensável que encontrem espaços como o automobilismo.

E essas não são as únicas marcas que investem ou já investiram no automobilismo. Nomes como Puma, Lenovo, Rolex, Ferrari, Petrobras, Itaipava, Brahma e até sites de bets, citados brevemente antes, aparecem entre os patrocinadores com os investimentos mais numerosos no esporte. Com esse incentivo, todos ganham!

AS - www.autoracing.com.br

Tags
,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.