Os dois tipos de downforce que um Fórmula 1 possui atualmente

segunda-feira, 27 de março de 2023 às 13:21
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Túnel de vento da Toyota em Colônia

Por: Adauto Silva

Às vezes é difícil entender como os carros de F1 conseguem fazer curvas em velocidades tão altas. Bem, além de usarem pneus extremamente aderentes e indisponíveis para qualquer outro tipo de carro, existe a força aplicada pelo ar que flui sobre o carro, o downforce. O que é? E por que é tão importante na F1?

O ‘downforce’ é uma força aerodinâmica vertical descendente criada pelo ar que se move sobre a carroceria do carro que empurra o carro para baixo na pista. Esse downforce sobre o carro é gerado por toda a carroceria, especialmente pelas asas dianteira e traseira.

Quando o downforce é gerado, os pilotos ganham muito mais aderência do que um carro comum, o que permite que eles façam curvas em velocidades impossíveis para carros sem asas e sem diferença de pressão sobre e sob o carro.

A downforce é um fator de suma importância nos carros de F1 para obter aderência. É por isso que os carros de F1 são projetados com alguns recursos aerodinâmicos que geram downforce, incluindo o assoalho e as asas. A quantidade de downforce produzida pode ser ajustada para se adequar a diferentes condições de pista e estilos de tocada.

Por que o downforce é tão importante?

Sem o downforce os pilotos não conseguiriam guiar o carro em altas velocidades e fazer curvas, pois o carro ficaria facilmente fora de controle. Portanto, o downforce desempenha um papel crucial na melhoria da estabilidade de um carro. Quanto maior o downforce, mais aderência o carro tem.

Downforce por cima do carro

Dois tipos de downforce

Desde o ano passado (2022), com o advento do efeito solo, os carros de F1 tem dois tipos de downforce. Aquele já mencionado do ar que passa por cima do carro e o empurra para baixo e um outro ainda mais importante, o downforce gerado pela parte debaixo do carro, sob o assoalho. Mas por que esse é mais importante? Porque se bem feito em conjunto com outras partes do carro, ele suga o carro para baixo com pouco arrasto, ou seja, ele não “freia” o carro nas retas e funciona soberbamente bem nas curvas.

Fazer o downforce tradicional do ar que passa por cima do carro trabalhar em conjunto com o efeito sugador da parte de baixo, atualmente é o grande segredo para se ter um carro muito rápido tanto em retas quanto em curvas.

Efeito solo

Quais peças do carro geram downforce?

A maior parte do downforce nos carros de F1 atuais é gerado pelo assoalho, que forma uma área de baixa pressão sob o carro (exatamente ao contrário do que fazem as asas de um avião), sugando-o para a pista. Isso é feito por meio de desenhos aerodinâmicos complicados e modelagem do assoalho para trabalhar junto principalmente com a asa traseira superior, inferior e difusor, para maximizar o fluxo de ar e minimizar a turbulência e o arrasto, que o próprio downforce gera.

Um carro de F1 pode andar de cabeça para baixo?

Apesar de ninguém nunca ter tentado, sim, os carros de F1 com seus incríveis níveis de downforce poderiam andar de cabeça para baixo no teto de um túnel a velocidades próximas de 300 km / hora, de acordo com um relatório publicado pelo MIT Technology Review em 2019.

Isso ocorre porque o downforce produzido pelo carro é maior que seu peso, permitindo que ele grude no teto. Diz-se que um carro de F1 pode gerar cerca de 750 kg de downforce a apenas 160 km / hora.

Adauto Silva
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