Organização do GP da França será dissolvida nesta semana

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022 às 11:03

GP da França – 2019

O GP da França está morto por enquanto.

A Fórmula 1 e os organizadores da corrida em Paul Ricard não conseguiram chegar a um acordo para 2023 e além.

Entretanto, a possibilidade do evento retornar ao calendário em 2024 como parte de um esquema de alternância anual com outra sede europeia permaneceu aberta.

Contudo, segundo o jornal esportivo L’Equipe, isso não vai mais acontecer. O GP da França era organizado sob a tutela de um grupo de interesse público – conhecido no país como Groupement d’Interet Public (GIP).

O site oficial descrevia o GIP como uma maneira de permitir que “parceiros públicos e privados consigam recursos para a implementação de missões de interesse geral”, incluindo regiões locais e Câmaras de Comércio.

O L’Equipe afirma que o GIP do GP da França será “oficialmente dissolvido nesta semana”.

A publicação apontou que o contrato de 2018 a 2022 “iniciado por Bernie Ecclestone pouco antes de ele vender sua categoria aos americanos” sempre foi “improvável de ser estendido”.

“É o fim de uma história”, confirmou Eric Boullier, dirigente do GP da França. “Por cinco anos, a região permitiu que este evento retornasse ao calendário e fez nosso país aparecer novamente no mais alto nível”.

“É lamentável que termine apesar de todos os esforços visando assegurar que a última edição corresse perfeitamente”, acrescentou o ex-chefe de equipe na F1.

A dissolução do GIP do GP da França resultará na demissão de 20 funcionários permanentes, portanto “não há mais nenhum promotor para garantir a existência de um GP na França”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.