Oliver Oakes está mudando a equipe Alpine
quarta-feira, 16 de abril de 2025 às 14:04
Oliver Oakes
Oliver Oakes, um homem experiente em outras categorias do automobilismo, mas não em F1, é que está supervisionando as operações diárias da Alpine. Ele conversou exclusivamente com o Racing News.
Como um dos mais novos diretores de equipe da F1, Oliver Oakes ainda está aprendendo a lidar com a rotina de uma equipe de F1.
O diretor de 37 anos assumiu o comando da Alpine no ano passado em meio a uma temporada decepcionante da equipe francesa. A Alpine estava se arrastando no final do grid e era difícil obter resultados minimamente satisfatórios.
Houve uma grande agitação na equipe em meio à decepção no início da temporada, que culminou na saída d chefe Bruno Famin e na chegada de Oakes no final de agosto.
Tendo tido o inverno para supervisionar as operações, o britânico ficou animado com o que viu.
“É bom passar um inverno (europeu) com a equipe, mais de fora para ver o outro lado”, disse Oakes.
“Quando entrei, pude ver a primeira atualização que nos proporcionou um bom último terço da temporada, mas é muito diferente ver o carro inteiro se consolidando no inverno, com todos na fábrica trabalhando para que isso acontecesse.”
“É muito bom ver isso, e também emocionante.”
A gestão de Oakes antes de sua função na Alpine envolveu a formação da bem-sucedida equipe Hitech GP, trabalhando com pilotos como George Russell, Nikita Mazepin e Alex Palou em suas jornadas na F1 e a IndyCar.
Ao comparar as operações na F1 com suas experiências anteriores, Oakes explicou: “É muito diferente das fórmulas juniores em alguns aspectos.”
“Você está fabricando coisas, comprando coisas, coisas que você projetou e fabricou.”
“Enquanto nas outras categorias, provavelmente é um pouco grosseiro dizer, mas você vai e compra no supermercado comum da Taatus ou da Dallara.” O que é empolgante na F1 é que é uma das últimas categorias do mundo onde você projeta e faz praticamente tudo sozinho.
“Mas não é muito diferente. Você precisa que todos trabalhem juntos, precisa de um bom plano. Você provavelmente também tem algumas coisas no caminho que precisa superar. Para todos os outros que estão na F1 há muito tempo, é como sempre foi.”
“Para mim, foi bom ver isso acontecer, ver como um inverno diferente para a equipe em relação ao ano passado. Eu não estava aqui, mas tivemos um inverno complicado e começamos a temporada com alguns problemas.”
Sem descanso sobre os louros da F1
A Alpine teve um início de ano mais forte em comparação com 12 meses atrás e marcou seus primeiros pontos da temporada na última corrida no Bahrain com Pierre Gasly.
Mas, como Oakes reconheceu, não há tempo para comemorações, pois a equipe mira em novos avanços.
“Precisamos continuar melhorando”, afirmou Oakes. “Acho que há duas maneiras de fazer isso.” Uma delas são as coisas rápidas que podemos fazer no momento, e também há as decisões estratégicas de longo prazo.
“É fácil dizer, mas sabemos que somos uma equipe que não é a menor nem a maior, então precisamos ser eficientes.”
“Também precisamos ter certeza de que estamos nos concentrando nas coisas certas. Mas, para ser justo com Enstone, já era uma boa equipe em um bom lugar. Só nos faltava um pouco de confiança e um pouco de direção. Essa é uma das coisas de que mais me orgulho – é uma boa equipe, só precisamos continuar trabalhando duro.”
“Estávamos numa situação complicada no ano passado, houve muita rotatividade de pessoal. Provavelmente não era a melhor atmosfera, os dois pilotos, havia um pouco de história ali.”
“Da minha parte, tudo isso é passado. Não quero usar a palavra ‘limpeza’ porque isso soa muito fácil. Só precisamos nos concentrar em nós mesmos e correr. Uma coisa que fizemos desde as férias de verão do ano passado foi voltar ao básico.”
“Isso meio que tira um pouco do quão competitiva e complexa a F1 é, e eu nunca seria arrogante em dizer isso.”
“Mas precisamos produzir um bom carro, precisamos ter pessoas que se orgulhem de fazer parte da equipe e que estejam se esforçando. E também que as pessoas sintam que têm voz e que podem melhorar as coisas. Você não pode simplesmente se acomodar na F1.”
Alpine mantém seu plano
Enquanto as equipes de F1 navegam pela temporada em andamento, já há um olhar voltado para o próximo ano e para o desafio de construir novos carros sob um novo conjunto de regras técnicas.
O chassi e os motores passarão por uma mudança significativa, marcando a maior mudança no regulamento desde a introdução dos motores híbridos em 2014.
A Alpine está se preparando para sua própria grande mudança e vai usar unidades de potência da Mercedes após a decisão da Renault de deixar o esporte como fornecedora de motores.
Apesar dos desafios de introduzir uma unidade de potência totalmente nova no chassi, Oakes está confiante de que isso não representará nenhum desafio para a equipe de Enstone.
“É o assunto no momento, algumas equipes têm se manifestado bastante sobre como gerenciar o que estão fazendo”, disse ele.
“Para nós, é um pouco mais complicado porque também estamos mudando de fornecedor de motores. Mas acho que podemos lidar muito bem com isso.”
“Precisamos seguir nosso plano e não nos empolgarmos muito na primeira parte da temporada. Todos olharão para trás em 2027 e 2028 e perguntarão: ‘Como foi seu desempenho nos últimos três anos?’
Você foi bem em 2025? Acertou na mudança de regulamento? Equilibrou tudo isso?”
No ano passado, voltar à sexta colocação foi um resultado realmente importante para a equipe. Alguns diriam que foi superimportante. Mas também acho que os próximos dois anos serão igualmente importantes.
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