Oficial: Ford volta à Fórmula 1 com a Red Bull depois de 22 anos

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023 às 12:16

Red Bull Ford

Assim como o Autoracing publicou mais cedo aqui, foi confirmando oficialmente que a Ford está retornando à Fórmula 1 para unir forças com a Red Bull depois de mais de 22 anos fora do esporte.

Ontem no Podcast Loucos por Automobilismo foi dito como isso poderia acontecer.

A montadora norte americana financiará parcialmente o motor da Red Bull a partir de 2026, substituindo a Honda.

A aliança foi anunciada logo após a Red Bull revelar seu novo carro para a temporada 2023 da F1 em um evento de lançamento em Nova York hoje.

A Ford estará de volta ao paddock pela primeira vez em mais de 22 anos após sua saída em 2004.

“É fantástico receber a Ford de volta à Fórmula 1 por meio desta parceria”, disse Christian Horner, chefe da equipe e CEO da Red Bull.

A Ford trabalhará para desenvolver a unidade de potência para a Red Bull, bem como para sua equipe irmã, AlphaTauri, de 2026 até pelo menos 2030.

A Ford disse que uma das principais razões por trás de seu retorno é seu “compromisso com a sustentabilidade”, que se alinha com a promessa da F1 de ser neutra em carbono até 2030 e de introduzir combustíveis sustentáveis em carros de F1 a partir de 2026.

A UP atenderá aos novos regulamentos técnicos da F1, incluindo um motor elétrico de 350kW e um novo motor de combustão capaz de aceitar combustíveis totalmente sustentáveis.

“Como um fabricante de motores independente, ter a capacidade de se beneficiar da experiência de um OEM (Fabricante de Equipamento Original) como a Ford nos coloca em uma boa posição contra a concorrência”, acrescentou Horner.

“Eles são um fabricante rico em história automobilística que abrange gerações. De Jim Clark a Ayrton Senna e Michael Schumacher, a linhagem fala por si.

“Para nós, como Red Bull Powertrains, abrir o próximo capítulo dessa dinastia, como Red Bull Ford, é tremendamente emocionante. 2026 ainda está longe, mas para nós o trabalho já começa enquanto olhamos para um novo futuro e uma continuidade evolução da Oracle Red Bull Racing.”

A popularidade da F1 nos Estados Unidos disparou nos últimos anos, com três corridas agora no calendário de 2023 e o circuito de Las Vegas fazendo sua estreia este ano.

Las Vegas sediará seu GP inaugural nesta temporada, após a adição de Miami no ano passado, ao lado do Circuito das Américas no Texas, enquanto a popularidade da Fórmula 1 continua a crescer.

A Ford é o terceiro fabricante de motores de maior sucesso na história da F1, com 13 campeonatos de pilotos e 10 campeonatos de construtores, apesar de ter deixado o esporte em 2004.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.