O último trackday de 2020

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020 às 17:04

Trackday em Zolder

Por: Donato Campelo

Devido a razões óbvias este foi um ano atípico mas consegui contornar as restrições razoavelmente bem aproveitando cada janela disponível, seja para passear, seja para ir para a pista.

Atividades em pista em pleno inverno europeu não são comuns, mas este não é um ano comum e diversos trackdays foram abertos. O problema agora era a chuva… a maioria dos acidentes em pista são nessas condições e por mais que você esteja seguro sempre há um “Maldonado” ou outro para fazer estrago.

O plano era correr em Zandvoort (Holanda) novamente, porém abriu um trackday em Zolder (Bélgica) no mesmo dia, 5 de dezembro, e a vantagem é que fica do ladinho de casa, somente 60km. Confesso que nunca tive nenhum tesão nessa pista mas entre fazer ida e volta 120km versus quase 500km de Zandvoort… Então, mais uma obviedade.

Restaria checar se a fronteira belga estava aberta ou não. Consultei os sites dos governos e tudo certo, sem restrições para o sábado. Vale mais uma checada na previsão do tempo e reserva feita.

Hoje em dia dá mais trabalho configurar a câmera, a central multimídia com o Torque Pro e o smartphone que o carro em si. Com a manutenção impecável foi somente conferir o nível dos fluídos e calibragem dos pneus.

O único fato relevante que conheço de Zolder foi a morte de Gilles Villeneuve e o irrelevante é que eu treinei no simulador. É nessas horas que eu entro no YouTube e procuro instruções e câmeras onboards.

Dever de casa feito e descubro algo super interessante para um piloto amador com um carro 100% de rua e de uso diário. Zolder possui zebras baixas! Parece bobagem mas as zebras altas e com degraus, como as de Interlagos por exemplo, destroem a suspensão de rua. É bucha cuspida, bieleta quebrada, haste de amortecedor empenada, roda danificada, pneus moídos… Se você nunca foi para um trackday e pretende ir não ataque as zebras como você vê na TV.

O tão aguardado sábado de sol em pleno outono europeu chegou, temperatura abaixo dos 10°C sempre e muita umidade, mas acima dos 0°C… bem… pode-se afirmar que este é definitivamente um ano atípico.

No geral Zolder é uma pista fácil, quase sem graça e com 4 freadas fortes que, sem surpresas, acabaram com as pastilhas de freio. Vale ressaltar que pista fácil não quer dizer que não seja perigosa e como todo circuito europeu antigo as áreas de escape são curtas e por vezes inexistentes. Freadas fortes em trackday também são muito perigosas porque as diferentes performances dos carros podem causar um mau julgamento de um piloto e alguém encher sua traseira e vice versa.

Confira algumas escorregadas na curva 1. Você vem de 4ª e reduz para 3ª tentando fazer próximo de 120km/h, esta é a curva mais interessante do circuito.
Coloque o celular na horizontal para assistir o vídeo

A duas “surpresas”, ambas na curva 2, que tive foram: dei de cara com uma saída de escape e por sorte eu estava saindo dos boxes em velocidade normal. O azar ficou com um Mégane de turismo do campeonato regional que danificou sua suspensão dianteira esquerda. A outra surpresa é que quando o tanque chegava um pouco abaixo da metade da capacidade dava falta devido a aceleração plena por um longo período de curva mas era só colocar “vintão” e voltar para pista. Achei tão surreal ir no posto de gasolina dentro do autódromo que valeu um vídeo.
Coloque o celular na horizontal para assistir o vídeo

Também encontrei um “Maldonado” de BMW em que eu tive que colocar 2 rodas na grama para evitar de dar um totó nele. Os Porsche insanos como de costume e dessa vez tinha um GT3 RS (eu acho) que era tão rápido quanto muitos carros de pista por lá.
Coloque o celular na horizontal para assistir o vídeo

Para encerrar um vídeo com a melhor sequência de voltas e outro com a caça de um Golf… antigo, mas preparado.
Coloque o celular na horizontal para assistir o vídeo

Que 2020 seja um ano de superação para todos e que encontremos muita saúde e paz em 2021!

Donato Campelo
Heerlen – Holanda

Quer ver todos os textos de colaboradores? Clique AQUI

Os artigos publicados de colaboradores não traduzem a opinião do Autoracing. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate sobre automobilismo e abrir um espaço para os fãs de esportes a motor compartilharem seus textos com milhares de outros fãs.

Já ouviu o último Loucos por Automobilismo? Clique na imagem abaixo!

 

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.