O que vocês preferem?

segunda-feira, 13 de setembro de 2021 às 12:50

Lewis Hamilton e Max Verstappen

Por: Bruno Aleixo

Quando Hamilton e Verstappen colidiram em Silverstone, em um acidente de proporções preocupantes, me lembro de ter escrito no Twitter que a rivalidade entre os dois havia mudado de patamar. Até então, tudo era muito respeitoso, com elogios mútuos, etc e tal. Mas ali, naquele momento, o jogo instantaneamente tinha virado e os encontros entre os dois, na pista, seriam bem menos amigáveis.

A se considerar o que foi visto em Monza, neste final de semana, eu estava mesmo certo. Não haverá trégua entre os dois e campeonato de 2021 será decido depois de uma verdadeira guerra disputada pelos dois melhores pilotos da F1 atualmente. Isso deveria ser uma ótima notícia, mas a julgar pelas reações de alguns torcedores ao acidente na já famosa primeira curva do circuito italiano, talvez uma parte da torcida prefira mesmo corridas de F1 em formato de simples fila indiana.

Sim, porque recebi muitas mensagens e vi muitas postagens condenando Max Verstappen por ser agressivo demais, mimado e irresponsável, tendo ele colocado a vida de Lewis Hamilton em perigo por puro capricho. E, obviamente, estes comemoraram bastante quando a F1, mais uma vez, decidiu punir um piloto que disputava posição. O tribunal da Internet, julgou, condenou e executou. Sem direito a defesa, ou recurso.

Bom, imagine que você é um piloto que passou por todas as etapas regulares do automobilismo até chegar a maior de todas elas, a Fórmula 1. Lá, foi promovido a piloto titular da RedBull logo em seu segundo ano. E com “apenas” 7 anos de carreira está disputando seu primeiro título mundial com outro piloto que já é heptacampeão. Aí, numa prova em Monza, depois de um pit-stop desastroso de sua equipe, você vê seu rival saindo dos boxes logo à sua frente, com pneus frios e entra na primeira perna da chicane com mais velocidade. A partir daí, o que você faz?

Confesso que foge à minha compreensão ver pessoas que dizem querer ver disputas na pista defender que Max deveria ter recolhido, usando como exemplo o fato de Hamilton supostamente ter feito o mesmo na primeira volta, contra ele. São situações totalmente diferentes e, na boa, eu no lugar de Hamilton não recolheria. Como, aliás, ele não recolheu em Silverstone, o que fez muito bem.

Disputas de título são duras, meus amigos. A Fórmula 1 do passado, que tanto idolatramos, mostrou isso em várias temporadas. E esses carros de Fórmula 1 não cabem juntos em uma curva, não adianta. Max forçou a barra na tentativa de ultrapassagem? Depende do ponto de vista. Eu até acho que ele poderia ter tentado contornar a curva atrás, tinha mais tangência e pneus mais aquecidos, para tentar passar na chicane seguinte. Talvez conseguisse mais sucesso. Talvez não. Nunca saberemos. Mas punir? Punir por tentar ganhar uma posição na pista, contra o seu maior rival no campeonato?

Desculpem, mas não é a F1 que eu quero. Além disso, o risco à vida de Hamilton não foi calculado. É impossível saber o resultado de um acidente àquela velocidade, antes que ele aconteça. Foi perigoso, mas não foi proposital. Max não colocou q vida de Hamilton em risco, por mais que seus “haters” tentem argumentar assim.

Pra finalizar, pensem em que tipo de F1 vocês querem. Nos últimos anos, recebemos uma cacetada de mensagens aqui no AutoRacing e no Loucos por Automobilismo, de aficionados insatisfeitos com o fato de que a temporada de F1 virou apenas uma sala de espera para o título de Lewis Hamilton. Esse ano, não será assim. Mas, para que não seja assim, o adversário precisa jogar duro. O que vocês preferem? Eu escolherei, sempre, a segunda opção.

P.S: de volta a esse espaço depois da necessária licença paternidade auto-imposta.

Bruno Aleixo
São Paulo – SP
Leia e comente outras colunas do Bruno Aleixo

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.