O que você faria no lugar de Fernando Alonso?

quinta-feira, 2 de outubro de 2014 às 18:04

Fernando Alonso

Por: Corredor X

Então, o que você faria se você fosse Fernando Alonso? Você tem 33 anos e sua mudança para a Ferrari em 2010 foi espetacularmente fracassada no objetivo de conquistar um título mundial. Cinco temporadas de frustração produziram apenas metade do número de vitórias dos seis anos com a Renault.

Durante esse período você viu Sebastian Vettel vencer quatro campeonatos mundiais seguidos, e Lewis Hamilton ir para a agora dominante Mercedes após ter envergonhando você na McLaren em sua temporada de novato em 2007. Agora, seus novos chefes na Ferrari não reconhecem seus esforços, mesmo você tendo guiado máquinas reconhecidas publicamente como não competitivas.

Seu próximo passo será certamente a última alteração de equipe que você vai fazer em uma carreira que está se encaminhando para a última volta. Então, você vê o seu contrato e fica mais uma temporada com a Ferrari para fazer um balanço da situação novamente, desta vez no próximo ano? Ou tira um ano sabático, como outro piloto frustrado da Ferrari, Alain Prost, foi obrigado a fazer depois de ter sido demitido em 1991 por criticar os carros à sua disposição?

Muito tem sido escrito sobre outra opção, uma troca em que Alonso substituiria Vettel na Red Bull e Vettel tomaria seu lugar na Ferrari. Com certeza, isso foi discutido. Mas o que seria necessário para que isso aconteça?

Alonso é um guerreiro e pensa como um dentro e fora da pista. E ser um guerreiro significa tomar a iniciativa e procurar a posição de força.

Outro piloto, que o conhece muito bem, acredita firmemente que a relação do espanhol com a Ferrari foi irreparavelmente prejudicada desde Cingapura no mês passado e que ele vai sair, independentemente do fato de seu contrato ainda ter um ano para ser cumprido. Se ele fizesse isso, ele seria o homem no controle dos eventos, embora a um custo financeiro. A Ferrari teria de reagir, e sua reação seria logicamente ir atrás de Vettel. E isso abriria uma vaga na Red Bull…

O novo chefe de equipe da Ferrari, Marco Mattiacci, recentemente deu uma resposta muito reveladora quando Martin Brundle perguntou-lhe o que seria necessário para manter Alonso feliz. Efetivamente, ele respondeu que não estava interessado na felicidade do espanhol, mas somente em fazer um carro rápido.

Isso me pareceu extremamente grosseiro, desrespeitando o homem que tem sido o maior trunfo da equipe nas últimas cinco temporadas e sem as quais suas perspectivas seriam seguramente ainda mais sombrias. Mas e se Mattiacci já soubesse que seu pássaro estava prestes a voar do ninho? Então, tal comentário seria compreensível.

O paddock está tão repleto de especulações quanto água, e uma chuva pesada aumenta os temores de que o iminente tufão no Japão possa comprometer a corrida como aconteceu em 2004, quando a classificação no sábado foi cancelada e teve que ser feita no domingo de manhã, antes da corrida.

Conforme alguns relatos sugerem que o tufão está ganhando força, a situação é complicada pela necessidade de levantar acampamento na noite de domingo e enviar tudo para Sochi a tempo para o GP inaugural da Rússia no próximo fim de semana. Mas fontes locais sugerem que o tufão vai atacar na noite de segunda-feira, longe de Suzuka.

Tem sido um daqueles fins de semana que o que ‘poderá acontecer’ tem dominado as conversas.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.