O que é mapeamento ou modo de motor na Fórmula 1?

segunda-feira, 15 de maio de 2023 às 18:02

Desde o começo da era V6 turbo-híbrida em 2014, as equipes e os pilotos conseguiram mais ferramentas do que nunca para mudar a forma como seus carros se comportaram durante um treino e especialmente durante uma corrida.

O que antigamente era apenas um motor de combustão interna que foi ganhando alguns controles eletrônicos com o avanço da tecnologia, hoje é uma Unida de Potência com mais 5 componentes que formam o trem de força de carro de Fórmula 1.

O mapeamento do motor é uma dessas ferramentas que já existe há muito tempo, mas evoluiu drasticamente.

Vejamos o “mapeamento de motor” com mais detalhes, como funciona, como as equipes o usam, por que também é chamado de” modo de motor” e por que se tornou uma parte tão importante da Fórmula 1.

O que é o mapeamento do motor (ou modo do motor)?
O mapeamento do motor na Fórmula 1 refere-se à modificação de como um motor executa suas funções pela equipe ou pelo piloto. Desde a economia de combustível durante a corrida até a extração de toda a potência para uma volta de classificação, o mapeamento do motor é fundamental para vencer uma corrida. Também é chamado de modo de motor. Na verdade, eles são e não são a mesma coisa

Veja porque:

– Embora os mapas e modos do motor sejam frequentemente usados de forma intercambiável, equipes de F1 os usam com significados muito diferentes.
– Os mapas do motor não podem ser alterados após o início da classificação, mas os modos do motor podem. Veja que está no plural, pois cada fabricante tem vários mapas e / ou modos de sua UP.
– Mudar os modos / mapas do motor em tempo real é uma parte importante da corrida e pode fazer um piloto vencer ou perder uma corrida. Se mal utilizado, pode fazer uma UP quebrar na própria corrida ou encurtar a vida do motor.
– Os pilotos podem usar os modos do motor para economizar combustível, para se aproximar, ultrapassar ou defender, bem como para economizar peças após uma falha do motor.

Como funciona o mapeamento do motor na F1?
A Unidade de Potência (UP) desde 2014 é muito mais do que apenas um motor. É composta por seis elementos diferentes – o Motor de Combustão Interna (ICE), Turbo, MGU-K, MGU-H, Controle Eletrônico e Armazenamento de Energia. Todos esses componentes trabalham juntos para fornecer vários modos de potência e torque que um piloto pode usar para atingir seus objetivos.

Os modos de UP são um conjunto de configurações que ajustam o desempenho do ICE, bem como o fluxo de energia elétrica, ou seja armazenamento e despejo dela.

Potência x Combustível
O desempenho de um ICE pode ser alterado alterando a quantidade de combustível injetado na câmara de combustão ou o tempo de ignição.

Eles podem ser usados para economizar combustível, reduzindo a potência do motor para chegar à bandeira quadriculada, ou podem ser usados para gastar mais combustível em troca de mais potência, para se aproximar e /ou realizar uma ultrapassagem, por exemplo.

Melhor Confiabilidade
O principal objetivo dos modos da UP é encontrar um equilíbrio entre desempenho e confiabilidade. A Fórmula 1 tem tudo a ver com velocidade, mas com apenas um número limitado de peças disponíveis durante a temporada, a confiabilidade tornou-se cada vez mais importante.

Os dias de usar um motor por corrida e portanto acelerar o turbo a velocidades alucinantes apenas para uma volta de classificação já se foram.

Como resultado, permanecer em modos de maior potência por um longo período de tempo fará com que o desgaste do motor seja mais rápido.

É assim que um piloto de F1 pode usar o mapeamento do motor e o modo do motor

Ao Atacar e Ultrapassar
Os modos também mudarão a interação e o agendamento de energia elétrica para implantação do MGU-K e recuperação do MGU-K e do MGU-H no lado híbrido da unidade de potência.

Em conjunto com o modo de combustível, estes podem ser usados para aumentar rapidamente a potência para rajadas curtas, a fim de fazer uma ultrapassagem mais facilmente.

Defenda-se contra ser ultrapassado
Embora diferentes modos de motor possam ajudar nas ultrapassagens, o mesmo princípio pode ser aplicado na defesa. Por exemplo, um piloto pode optar por usar menos energia elétrica em trechos do circuito onde a ultrapassagem é mais difícil para recuperar energia suficiente para usar na defesa em outro setor da pista.

Qual é a diferença entre o modo do motor e o mapeamento do motor?
Esta é uma questão controversa porque parece haver nenhuma ou alguma linha muito tênue entre os dois. A Mercedes descreve a distinção da seguinte forma:

“Não existe uma definição universal aceita do que constitui um mapa ou um modo, cada um chama de uma maneira. Mas traçamos uma distinção geral entre configurações de ‘modo’ e ‘mistura’: ao que a pergunta se refere como um ‘mapa’, nos referiríamos como um ‘modo’, e o que a pergunta chama de ‘modo’, chamaríamos de ‘configurações de mixagem’.

“Geralmente aceitamos que por ‘modo’ queremos dizer uma ampla descrição de um regime sob o qual operamos o motor. Isso define a filosofia de mapeamento de ignição, abastecimento e distribuição de estratégias de corte de combustível usadas para atingir o torque que o piloto exige. As configurações de ‘mistura’ do motor são alterações detalhadas no abastecimento que são usadas rotineiramente durante a corrida para nos reposicionarmos na curva entre o consumo de combustível e a potência do motor.

“Crucialmente, porque todas as equipes agora usam um sistema de gerenciamento de motor comum, há algumas limitações quanto ao que qualquer equipe pode mudar com o carro na pista, mas essas são apenas as configurações de ‘mistura’ do motor. Mudanças fundamentais nos ‘modos’ do motor, onde as equipes podem optar por colocar estratégias agressivas ou ineficientes em combustível em seus carros para a classificação, não podem mais ser feitas para a corrida com o carro na garagem ou pelo piloto na pista.”

“Mas você pode limitar o rpm em determinado momento e depois tirar essa limitação. Pode limitar muito, pouco ou nada, por exemplo. Os próprios pilotos tem essa ferramenta para fazer dentro do carro durante uma corrida.”

Dúvidas intermináveis entre os fãs

O que era o modo festa na F1?
Para maximizar o uso da energia recuperada pelos dois sistemas de recuperação de energia, os modos de classificação, muitas vezes chamados de “modos de festa” após um apelido criado pela Mercedes, oferecem maior rotação do motor, mas o grande segredo era a opção de operar sem colher energia e ter que desviá-la para a bateria. Além disso, esses modos são conhecidos por usar misturas de combustível e tempo de ignição mais agressivos.

Por que o modo festa foi banido da F1?
Durante a preparação para o GP da Espanha em 2020, foi revelado que a FIA e a Fórmula 1 planejavam exigir apenas um modo de motor por fim de semana de corrida. A proibição de vários modos de motor pareceu ser uma tentativa de diluir a vantagem significativa da Mercedes na classificação, na qual ela era capaz aumentar drasticamente a eficiência da UP. Havia várias outras brechas que a nova regra, emitida na forma de uma diretriz técnica, tentou fechar a fim de reduzir a mistura de modos de motor que as equipes frequentemente usavam ao longo de um fim de semana de corrida.

Conclusão

O mapeamento do motor e o uso dos modos do motor são fatores críticos para as equipes acertarem se quiserem competir no auge do automobilismo. E embora possam ajudar na ultrapassagem e na defesa, sua função principal é fornecer um equilíbrio entre confiabilidade e desempenho.

Quando se trata de modos de motor, a FIA fez grandes esforços ao longo dos anos – inclusive tentando banir o “modo festa” para fornecer um campo de jogo mais nivelado entre os fabricantes de motores, mas as equipes continuam a usá-los de maneiras diferentes, adicionando outra camada de “estratégia” à mistura.

Em outras palavras, todas as fabricantes de UP para a Fórmula 1 encontraram – principalmente desde o final de 2020 – brechas para anular da diretivas técnicas da FIA que visavam as UPs só terem um mapa ou modo de motor durante o final de semana de corrida.

AS - www.autoracing.com.br

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