“O que é mais importante: o esporte ou o espectador?”

sexta-feira, 16 de março de 2018 às 11:41

Fórmula 1

Colaboração: Christiano de Senna Micheletti Dias

A Fórmula 1, como esporte, depende do espectador, seja televisivo ou presencial, já que sem pessoas para assistirem, torcerem, comprarem produtos, não há razão para existirem os patrocinadores, que mostram suas marcas para um mundo de fãs do esporte, e as equipes que vendem suas marcas, produtos e até carros para o consumidor em geral; porém, até onde esse desejo de agradar os espectadores pode influenciar nas decisões envolvendo os rumos da F1?

Não seria esse desejo de agradar os fãs que deturpa a F1 e até mesmo tem o efeito contrário e o deixa menos interessante?

Vemos alterações quase que completas na F1 de tempos em tempos, e diria até em tempos curtos, sempre pensando em aumentar as ultrapassagens, manter o ronco dos motores alto e forte, mas e a essência de qualquer esporte que é a competição justa e limpa entre os participantes? A questão é que o interesse econômico é que tem o peso maior: pilotos compram vagas, grandes montadoras usam a F1 como vitrine, cidades sedes que querem apenas se promover… cadê os pilotos natos, as equipes apaixonadas por carros, os autódromos tradicionais? Isto tudo ficou em segundo plano.

Se não houver uma mudança de pensamento e uma nova direção (ou melhor, voltar às antigas direções), a F1 vai deixar de ser interessante para o público, que tanto querem agradar. É como aquele namorado que tanto enche de flores e presentes a namorada, e a perde para um pretendente mais despretensioso, pois este é mais interessante que aquele que, de tanto agradar, causa a repulsa da moça..

Como fã e torcedor do esporte, me sinto assim, bajulado mais do que deveria, portanto, prefiro a autenticidade ao excesso de artifícios para me conquistar. Torço para que deixem o esporte mais interessante, mas para isso, não tem grandes segredos: basta pilotos bons, carros velozes, e equilíbrio entre as equipes, o resto acontece..

Vamos torcer para isto, para continuarmos torcendo pelo esporte que nos apaixonamos, antes que este amor acabe.. .ou mudemos de namorada, pois o automobilismo não é só F1.

Christiano de Senna Micheletti Dias
Nova Lima – MG

Quer ver todos os textos de colaboradores? Clique AQUI

Os artigos publicados de colaboradores não traduzem a opinião do Autoracing. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate sobre automobilismo e abrir um espaço para os fãs de esportes a motor compartilharem seus textos com milhares de outros fãs.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.