O que acontece agora com Red Bull e Aston Martin

segunda-feira, 10 de outubro de 2022 às 14:13

Aston Martin e Red Bull

Em reportagem do Autosport, o jornalista Jonanthan Noble explica o acontece a após a FIA ter declarado oficialmente que Red Bull e Aston Martin violaram de maneiras diferentes o limite de custos em 2021.

Parece quase certo que o assunto será prolongado, com os Regulamentos Financeiros da F1 explícitos no processo formal que precisa ser passado.

Além disso, as violações processuais que a Aston Martin e a Red Bull cometeram trarão uma gama diferente de punições em comparação com a violação menor de gastos excessivos que a equipe de Milton Keynes também cometeu.

Acordo de violação aceito

A primeira avenida que será aberta para a Aston Martin e a Red Bull é o chamado de Accepted Breach Agreement (ABA), ou Acordo de Violação Aceito.

É aqui que as equipes aceitam que erraram e concordam em cumprir certas ações que serão tomadas pela Administração de Limite de Custos da FIA.

Para prosseguir com o ABA, as equipes devem reconhecer que violaram as regras, aceitar e observar quaisquer sanções aplicadas, concordar em arcar com os custos e renunciar a quaisquer direitos que tenham de contestar o ABA.

O ABA pode então estabelecer obrigações para a equipe cumprir, fornecer monitoramento aprimorado, impor punições financeiras e certas penalidades esportivas menores e definir os custos que as equipes devem enfrentar.

Como incentivo para aceitaram o ABA, as equipes consideradas merecedoras de uma pequena penalidade esportiva não podem perder pontos no campeonato de construtores, pontos no campeonato de pilotos ou redução no teto de custos, que são as opções da FIA se elas tentarem desafiar a decisão de limite de custo.

Isso os deixa apenas com a possibilidade de uma repreensão pública, suspensão de uma ou mais etapas de uma competição (excluindo corridas) ou limitações em testes aerodinâmicos ou outros.

Se a Aston Martin e a Red Bull não aceitarem o ABA, ou a FIA considerar que não é apropriado seguir esse caminho, uma audiência do Painel de Adjudicação do Limite de Custo será marcada.

Este painel é composto por entre seis e 12 juízes eleitos pela Assembleia Geral da FIA que ouvirão os detalhes dos casos, incluindo a representação das equipas e quaisquer testemunhas relevantes para o assunto.

Após a audiência, um veredito deve ser alcançado pela maioria dos juízes sobre se a parte era culpada ou não. Em caso de impasse, o presidente da audiência nomeado terá um novo voto de minerva.

O painel então distribuirá qualquer uma das punições detalhadas nas regras.

Se uma equipe culpada não ficar satisfeita com o resultado, um novo recurso poderá ser feito ao Tribunal Internacional de Apelação da FIA.

As punições

As regras financeiras são claras em termos das possíveis punições que podem ser aplicadas às equipes que violarem as regras.

Para as violações das regras processuais – que podem incluir envios atrasados, falta de cooperação com a Administração do Limite de Custos ou fornecimento de informações imprecisas – as regras estabelecem que uma punição financeira será aplicada.

A única exceção é se existirem fatores atenuantes suficientes para que não haja mais ação, ou se houver um fator agravante suficiente, caso em que uma punição desportiva menor em adição, ou em substituição à sanção pecuniária, pode ser aplicada.

Em termos de gastos excessivos menores, que são classificados como inferiores a 5% acima do limite que a Red Bull violou, o painel de Teto de Custo pode impor uma punição financeira e/ou uma penalidade esportiva menor.

As regras estabelecem seis opções que classifica como uma punição desportiva menor.

São elas: uma repreensão pública, uma dedução de pontos no campeonato de construtores, uma dedução de pontos no campeonato de pilotos, suspensão de uma ou mais etapas de uma competição (excluindo a corrida), limitações em testes aerodinâmicos ou outros, ou a redução do limite de custos

AS - www.autoracing.com.br

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