O Porsche 911 RSR termina as 24 horas em Le Mans em terceiro lugar na GTE Pro

domingo, 15 de junho de 2014 às 19:37

Porsche 911

Um lugar no pódio para a Porsche nas 24 horas de Le Mans: Porsche 911 RSR de 476 cv da equipe Porsche Manthey, dirigido pelos pilotos de equipe Marco Holzer (Alemanha), Frédéric Makowiecki (França) e Richard Lietz (Áustria), recebeu a bandeirada em terceiro lugar da categoria GTE-Pro na 82ª edição do clássico de longa distância em Sarthe. Chegando em segundo lugar na categoria GTE-Am, o piloto júnior da Porsche Klaus Bachler comemorou o maior sucesso de sua carreira em sua primeira corrida em Le Mans.

A corrida no Circuit des 24 Heures de 13,269 quilômetros manteve uma plateia de mais de 200.000 pessoas na expectativa, com disputas cativantes pelas posições e manobras de ultrapassagem espetaculares. Quando duas fortes tempestades deixaram parte da pista submersa várias horas depois da largada, a equipe iniciou a estratégia de pit-stop perfeita, que colocou os dois Porsche 911 RSR na primeira e segunda posições. Entretanto, o carro vencedor do ano passado, baseado na sétima geração do icônico carro esportivo 911 e bicampeão da corrida de abertura de temporada do campeonato mundial de endurance (World Endurance Championship, WEC) para carros esportivos, não conseguiu defender essas posições pelo restante da maratona. Além disso, um problema com a pressão do combustível surgiu durante a noite com o 911 RSR dirigido pelos pilotos de equipe Joerg Bergmeister (Alemanha), Patrick Pilet (França) e Nick Tandy (Grã Bretanha), que exigiu uma parada a mais na área de pit-stop e acabou por jogar o trio de volta à sétima colocação depois de seu forte desempenho.

Seus colegas, os pilotos de fábrica no Porsche 911 RSR N.º 92 continuaram rumo ao pódio. Faltando três horas para a bandeirada, eles conseguiram passar para a segunda posição, antes de perder essa colocação durante uma fase final dramática. O resultado no pódio foi uma recompensa bem merecida para um forte desempenho sob condições difíceis.

Klaus Bachler comemorou seu resultado na categoria GTE-Am. Compartilhando o cockpit do 911 RSR da equipe de clientes Proton Competition com seus colegas de equipe Christian Ried (Alemanha) e Khaled Al Qubaisi (Abu Dhabi), o piloto júnior da Porsche recebeu a bandeirada em sua primeira corrida em Le Mans em segundo lugar. No 911 RSR da equipe Dempsey Racing Proton, o piloto de fábrica da Porsche Patrick Long e seus conterrâneos americanos Patrick Dempsey e Joe Foster registraram tempos de volta consistentemente rápidos e acabaram a corrida em quinto lugar.

Comentários depois da corrida
Hartmut Kristen, Diretor da Porsche Motorsport: “Embora tivesse sido suficientemente boa para conseguirmos um lugar no pódio, a corrida de Le Mans deste ano foi um pouco decepcionante. Pequenos problemas técnicos surgiram em ambos nossos carros 911 RSR mas, no final, eles acabaram por ser decisivos. A equipe e os pilotos fizeram um excelente trabalho e trouxeram os carros para casa com segurança. Eu os elogio por terem feito isso. Parabéns também à equipe da Proton Competition pelo segundo lugar na categoria GTE-Am. Considerando a classificação do desempenho, este foi o melhor resultado possível para nós”.

Olaf Manthey, Chefe de equipe da Porsche Team Manthey: “Enfrentamos a corrida com outras expectativas, mas monstrinhos técnicos sempre podem aparecer. Isso não é nada de novo para mim. Tenho feito isto por 40 anos. Os dois carros chegaram à linha de chegada e o terceiro lugar é bom. Você vence algumas, perde algumas. Você apenas precisa enfrentar o que vier”.

Marco Holzer (911 RSR N.º 92): “Esta foi uma corrida longa e exigente. Enfrentamos todas as condições climáticas possíveis. Houve momentos em que estava seco, e depois disso caiu uma chuva torrencial, metade da pista estava seca e metade estava molhada. O carro rodou perfeitamente até que precisamos fazer uma parada inesperada no pit-stop um pouco antes do final da corrida. Isso nos custou o segundo lugar. Entretanto, a equipe fez um excelente trabalho e recebemos pontos de importância vital para o WEC”.

Frédéric Makowiecki (911 RSR N.º 92): “Quero agradecer à minha equipe no pit-stop. Eles trabalharam muito rapidamente e não cometeram nenhum erro. Tentamos constantemente chegar ao limite máximo e aproveitarmos tudo o que o carro tinha a oferecer. Considero este lugar no pódio como uma base para resultados ainda melhores na segunda metade da temporada”.

Richard Lietz (911 RSR N.º 92): “Depois de termos chegado em primeiro e segundo lugares no ano passado, estávamos todos esperando mais. Contudo, alguns de nossos rivais estavam blefando nas provas e apenas mostraram sua velocidade de corrida verdadeira aqui. Tentamos manter o mesmo ritmo deles e meus colegas de equipe realmente foram em velocidade máxima. O lugar no pódio é a recompensa certa para isto. Tenho certeza de que voltaremos no ano que vem ainda mais fortes”.

Joerg Bergmeister (911 RSR N.º 91): “Infelizmente, esse não é o resultado que queríamos e estávamos esperando. Tivemos um problema que nos relegou às posições traseiras. Fora isso, o carro rodou bem. Um resultado do pódio teria sido definitivamente possível. É uma pena que tivemos essa má sorte aqui, onde pontos duplos são concedidos”.

Patrick Pilet (911 RSR N.º 91): “Nosso carro estava perfeitamente preparado para a corrida, mas tivemos um problema durante a noite. É verdade que acabamos por resolvê-lo, mas ele nos custou muito tempo. Por esse motivo, não pudemos fazer nada sobre o resultado da corrida. Mesmo assim, podemos nos orgulhar de nossa equipe e da Porsche. Agora precisamos nos concentrar no restante da temporada”.
Nick Tandy (911 RSR N.º 91): “Não foi a melhor corrida, mas salvo por um único problema o carro rodou muito bem. Toda a equipe fez um trabalho fantástico. Se o segundo período de doze horas tivesse corrido tão bem como o primeiro, teríamos conquistado um resultado fabuloso”.

Klaus Bachler (911 RSR N.º 88): “O segundo lugar é maravilhoso. Um sonho que se tornou realidade para mim. Fizemos tudo da maneira certa, não nos metemos em encrencas no início, apenas reabastecemos e trocamos os pneus. É assim que conseguimos tocar adiante. Agora estamos todos extremamente felizes”.

Christian Ried (911 RSR N.º 88): “A corrida foi boa, tecnicamente tudo correu bem. Tanto o carro como os pneus estavam ótimos, simplesmente tudo funcionou direito. Estou muito feliz porque conquistamos o segundo lugar o pódio”.

Patrick Long (911 RSR N.º 77): “Certamente poderíamos ter feito mais neste ano. Mesmo assim, estou satisfeito com nosso desempenho de equipe. Nosso carro não teve o mínimo problema técnico e o Patrick melhorou constantemente e registrou tempos excelentes. Nem todos conseguem subir no pódio em Le Mans. Se fosse tão fácil assim, todos teriam um troféu de Le Mans em casa”.

Patrick Dempsey (911 RSR N.º 77): “Eu dirigi muito bem, não cometi nenhum erro e meu ritmo melhorou constantemente. Todos fizemos um ótimo trabalho contra uma concorrência tão acirrada e estou feliz com o resultado e com o ótimo desempenho da equipe. Definitivamente voltarei a Le Mans no ano que vem”.

Resultado da corrida
GTE-Pro class
1. Bruni/Vilander/Fisichella (I/SF/I), Ferrari 458 Italia, 339 voltas
2. Magnussen/Garcia/Taylor (DK/E/USA), Chevrolet Corvette, 338
3. Holzer/Makowiecki/Lietz (D/F/A), Porsche 911 RSR, 337
4. Gavin/Milner/Westbrook (GB/USA/GB), Chevrolet Corvette, 333
5. Bleekemolen/MacNeil (NL/USA), Porsche 911 GT3 RSR, 319
6. Turner/Mücke/Senna (GB/D/BRA), Aston Martin Vantage, 310
7. Bergmeister/Pilet/Tandy (D/F/GB), Porsche 911 RSR, 309

GTE-Am class
1. Poulsen/Heinemeier-Hansson/Thiim (DK/DK/DK), Aston Martin, 334 voltas
2. Ried/Bachler/Al Qubaisi (D/A/UAE), Porsche 911 RSR, 332
3. Perez-Companc/Cioci/Venturi (RA/I/I), Ferrari 458 Italia, 331
4. Montecalvo/Roda/Ruberti (I/I/I), Ferrari 458 Italia, 330
5. Dempsey/Foster/Long (USA/USA/USA), Porsche 911 RSR, 329
6. Dalla Lana/Lamy/Nygaard (CAN/P/DK), Aston Martin Vantage, 329

A quarta rodada do campeonato mundial de endurance (World Endurance Championship, WEC) para carros esportivos será realizada no dia 20 de setembro em Austin/Texas.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.