O poker face – principal exportação cultural do poker. Treinar essa técnica é difícil, e há poucos conselhos úteis

quarta-feira, 26 de julho de 2023 às 14:17

Poker Face

O poker existe há pelo menos 200 anos (ainda há debates sobre sua relação com o jogo persa As-Nas, que surgiu no século XVIII), e era o principal entretenimento dos conquistadores do Velho Oeste. Atualmente, estima-se que cerca de 100 milhões de pessoas em todo o mundo jogam poker. Nos maiores torneios dos últimos anos, a premiação regularmente ultrapassa os 10 milhões de dólares.

O poker se integrou tão profundamente na cultura americana que também influenciou a linguagem. Por exemplo, alguns linguistas afirmam que a palavra “deal” (negócio) em inglês americano adquiriu o significado de “transação” através do uso no jogo. E o nome do programa político do presidente dos EUA Franklin D. Roosevelt – New Deal – é associado ao fato de que ele gostava de poker.

A expressão comum no mundo do tênis, “wild card”, também veio do poker. Lá, significa uma carta que pode ser transformada em qualquer outra (como um coringa).

Mas o principal produto cultural deste grande jogo é o conceito de poker face (expressão inalterada). Isso se refere a uma expressão facial neutra, que não mostra nenhuma emoção. No poker, é necessário para que os adversários não possam ler suas cartas pelo seu rosto. Essa incerteza oferece espaço para manobras táticas: se os oponentes não sabem que você tem uma mão forte, você pode fazê-los aumentar as apostas; se esconder uma mão fraca, pode convencê-los de que ela é poderosa e vencer com um blefe.

O termo poker face surgiu na segunda metade do século XIX – muito depois do próprio jogo. No Oxford English Dictionary, a primeira documentação registrada é de 1875 no livro “Card Games”. O dicionário americano Merriam-Webster afirma que a expressão poker face apareceu na impressão um pouco antes, em 1874.

O significado idiomático do termo surgiu na primeira metade do século XX. Por exemplo, nos anos 1920, saiu do contexto do poker e entrou em outros esportes. Na época, a tenista Helen Wills (vencedora de 19 de 24 “Grand Slams” em que ela participou) era chamada de “Pequena Senhora Poker Face” porque ela sempre mantinha uma expressão estoica. A campeã de Wimbledon em 1947, Margaret Osborne duPont, disse sobre a americana: “Ela nunca mostrava nada. Ninguém sabia o que ela estava pensando.” A própria Wills explicou em sua autobiografia: “Eu tinha apenas um pensamento – atravessar a bola pela rede. Eu simplesmente era eu mesma, muito concentrada no jogo.”

Gradualmente, o termo se espalhou além dos esportes e depois além do inglês. Um exemplo de sua crescente popularidade foi o lançamento em 2008 do single “Poker Face” de Lady Gaga, que vendeu 14 milhões de cópias e se tornou uma das músicas mais populares da história da música. Até hoje, é difícil tirar da cabeça o refrão “Can’t read my, can’t read my, no, he can’t read my poker face”.

Em 2010, os “Rage Comics” surgiram no 4chan, mais tarde se tornando os primeiros memes. O poker face entrou para o panteão em 2010, e certamente todos que estavam online no início dos anos 2010 viram esse rosto. A enciclopédia dos memes descreve seu significado assim: “O poker face significa nada além de uma expressão facial imperturbável e não expressiva. Nos quadrinhos de quatro painéis, esse rosto simboliza a reação de uma pessoa ao que está acontecendo – ou melhor, a ausência de reação. Com toda a sua aparência, uma pessoa com poker face diz: ‘E daí’.”

Como treinar o poker face?

Paul Ekman, especialista em emoções em que o personagem principal da série “Lie to Me” é baseado, destacou duas principais formas de esconder suas emoções:

  • Modulação – ou seja, redução da intensidade da mensagem. Isso é alcançado controlando os músculos faciais, permitindo desativar certas áreas, tornar a contração (e assim a expressão) breve ou reduzir a amplitude da contração para tornar a expressão menos perceptível.
  • Falsificação. Isso inclui neutralização completa (a pessoa não mostra nenhuma emoção, embora esteja sentindo alguma coisa), simulação (a pessoa mostra uma emoção, embora não esteja sentindo nada) e mascaramento (a pessoa sente uma emoção, mas mostra outra).

Essas estratégias funcionam na vida cotidiana, mas para o poker, a melhor opção é a neutralização completa – daí o poker face, definido como um rosto sem emoções. Aqueles com os melhores poker faces são considerados pessoas imperturbáveis, que olham para longe ou diretamente nos olhos do oponente, sem revelar nada, apenas com um olhar penetrante. Muitos jogadores até usam óculos de sol para esconder seus olhos. Você pode tentar sua sorte em 1win br

Alguns sites afirmam que o melhor poker face da história pertence a Phil Ivey. Ele até apareceu em um comercial, onde pegou sua esposa com um amante e não reagiu a isso de forma alguma. Já que interpretamos informações não apenas pelo rosto, mas também pelo corpo, para um poker face poderoso é necessário também controlar as mãos – não coçar a orelha, não franzir as sobrancelhas e assim por diante. Lady Gaga cantou em sua música que ela sabe blefar com sua “muffin”, ou seja, sua vagina.

Aprender a controlar-se dessa forma é extremamente difícil. Os principais conselhos práticos são:

  • Estude seu rosto neutro no espelho e pratique a habilidade de colocá-lo como uma máscara; • Controle sua respiração, mantendo um ritmo calmo e estável. Isso ajudará a relaxar ao máximo e a não revelar suas emoções com uma respiração ou expiração brusca.

Portanto, para um bom poker face, você simplesmente precisa ser muito impassível.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.