O grande “DC” resolve pendurar seu capacete

quinta-feira, 18 de outubro de 2012 às 16:16
David Coulthard - 2012

David Coulthard - 2012

David Coulthard vai se aposentar do automobilismo depois deste fim de semana, quando teremos a corrida final da temporada da DTM em Hockenheim.

O britânico de 41 anos de idade, cuja carreira inclui 13 vitórias na Formula 1 pelas equipes McLaren e Williams, e que está competindo na DTM pela Mercedes desde 2010, quer dedicar seu tempo a outras coisas.

“Este fim de semana vai ser a minha última corrida neste nível”, disse Coulthard. “Agora vou me concentrar em desenvolver meus negócios fora da pista e, claro, passar mais tempo com minha família.”

“Eu quero agradecer a Norbert Haug e a Mercedes Motorsport pela oportunidade, e aos patrocinadores por permitirem que eu usasse um espaço no carro dedicado a Wings for Life Foundation, o que ajudou a aumentar a consciência e o financiamento para a pesquisa em lesões da medula espinhal.”

Coulthard fez sua estréia no automobilismo em 1989 na Fórmula Ford 1600 e venceu o campeonatos inglês.

Vitórias na Fórmula Vauxhall Lotus e na F3 – incluindo o Masters de Macau – pavimentaram seu caminho para tornar-se piloto de testes da equipe Williams F1.

A morte de Ayrton Senna em Ímola, em 94 deu a Coulthard a condição de piloto titular da Williams, e ele conquistou sua primeira vitória na F1 com a equipe no GP de Portugal de 1995.

Em 96 “DC” foi para a McLaren, onde conquistou mais 12 vitórias, além do vice-campeonato mundial em 2001.

Depois de se mudar para a Red Bull em 2005, ele deu à equipe seu primeiro pódio e encerrou sua carreira na Fórmula 1 no Brasil três anos depois, após 246 largadas, um total só superado por quatro outros pilotos.

Desde que abandonou a F1, Coulthard participa da cobertura da categoria para a BBC, guia para a Mercedes na DTM e é embaixador da Red Bull e da AMG.

O vice-presidente da Mercedes Motorsport, Norbert Haug, disse: “David é nosso primeiro vencedor na F1 da era moderna e sua vitória no dia 9 de março de 1997 em Melbourne, garante seu lugar na história do esporte a motor.”

“David guiou com sucesso para nós e para nossa parceira McLaren durante nove temporadas na F1, e ainda hoje ele é um dos pilotos mais populares do mundo.”

“O envolvimento de David no DTM tem sido bom para ele e para o campeonato – ele é hábil na pista de corrida, e eloqüente e analítico em seu trabalho na TV e como um embaixador da marca AMG.”

“Ele tem sido um membro de sucesso da família Mercedes por mais de uma década e meia, e permanecerá assim após sua aposentadoria das corridas. Obrigado, David.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.