O GP de Brasília de Fórmula 1

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022 às 18:42

GP Presidente Médici

Colaboração: Jonathan Glina Levi Bianchini

Fala amantes da velocidade!!!

Galera, este ano completou-se 50 anos do GP extraoficial de F1, realizado em Interlagos.

Mas vocês sabiam que também já tivemos – em 1974- um outro GP extraoficial aqui mesmo no Brasil?

Alguns podem até não saber mas o ano de 1974, que sediou o segundo GP do Brasil em Interlagos, foi o escolhido para sediar um outro GP extraoficial no Brasil, realizado desta vez, em Brasília. GP que ficou conhecido com Emílio Garrastazu Médici.

Há 48 anos, no dia 02/02/1974- para a inauguração do atual Autódromo Internacional Nelson Piquet (na época Autódromo De Brasília ) foi realizado o único GP extraoficial na Capital Federal, que contou com 40 voltas numa extensão de 5.475 metros e 12 curvas

Esse autódromo, que ganhou sua força com o Milagre Econômico (um dos fatos positivos do Governo, visto que a Repressão Social e a Censura estavam no ápice), teve o seu reconhecimento feito alguns dias depois do GP de Interlagos que aconteceu no dia 27/01. Alguns pilotos- no dia 30/01-foram à Brasília para fazer o reconhecimento da pista a bordo de carros de passeio.

E com 11 inscritos- dentre eles Émerson Fittipaldi, Wilson Fittipaldi Júnior, Carlos Reutemann, Jody Sheckter, James Hunt e outros pilotos- a sexta feira já trouxe o treino livre com Pace em primeiro e Émerson em segundo.

José Carlos Pace e Emerson Fittipaldi

Já o sábado trouxe o classificatório- que mesmo com tumulto entre o Barão Wilson Fittipaldi e pessoal responsável pela segurança, visto que o pessoal não estava permitindo que este e outros profissionais que não chegaram até 20 minutos antes da primeira seção, não pudesse pegar a passarela que levava para os boxes.

Mas passado esse tumulto, ocorreu a primeira sessão. E na segunda seção, nos 10 minutos finais foi definido o grid:

Carlos Reutmann em primeiro;
Emerson Fittipaldi em segundo;
Jody Scheckter em terceiro;
José Carlos Pace em quarto;
Arturo Merzario em quinto
Jean Pierre Beltoise em sexto;
Wilson Fittipaldi Jr. em sétimo;
Jochen Mass em oitavo;
Henri Pescarolo em nono;
Howden Ganley em décimo;
Hans-Joachin Stuck em décimo primeiro;
James Hunt em décimo segundo;

E na corrida, Reutemann acabou por manter a ponta até a sexta volta, quando o Émerson acabou o ultrapassando e ganhando a corrida com 12 segundos diferença para o segundo colocado, que foi Jody Sheckter, rival do brasileiro até o fim do campeonato.

Émerson e Jody terminaram a corrida seguido de Arturo Merzario, Jochen Mass, Wilson Fittipaldi Júnior , Howden Ganley Henri Pescarolo, Jean-Pierre Beltoise.

José Carlos Pace, Hans- Joachin Stuck, Carlos Reutemann e James Hunt não completaram a prova.

Saudado pelo público, Emerson cruzou a passarela que ligava o pitlane à tribuna presidencial, onde recebeu um mastodôntico troféu das mãos de Médici.

Emerson no Circuito de Brasília em 1974

Emerson comemora com a torcida

Wilsinho Fittipaldi foi P5 na corrida

Curiosidades sobre esse GP

Box da Brabham – Galera, este talvez seja o fato mais curioso dessa corrida.

No fim de semana deste GP, vocês sabem quem ficou no box da Brabham cuidando do carro do Carlos Reutemann e limpando o capacete do argentino?? Nelson Piquet– na época usando em seu capacete o nome Piket, visto que seu pai não queria que ele seguisse no automobilismo.

Galera, o Piquet dormiu no box da Brabham e trabalhou lá naquele GP. E 07 anos depois, este gigante ganhou do Carlos Reutemann na F1, chegando a seu primeiro título, o que levou a declaração que ficou bastante famosa por parte do Carlos:

“Perdi para o garoto que um dia limpou as rodas do meu carro.”

Quem revelou essa história foi o próprio Piquet anos depois.

Nelson Piquet no box da Brabham

Amigos, após essa prova de 1974, o autódromo até 1996, não chegou a ser usado, só voltando a ser usado quando o “NZ Empreendimento “ – Empresa de Nelson Piquet reformou o autódromo trazendo várias competições, dentre elas, Fórmula Truck e Stock Car

Mas em 2006 o contrato da NZ Empreendimento foi quebrado pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal, devolvendo-o à Administração ao Governo.

Em 2012, mesmo com a Fórmula Truck ainda acontecendo, o Ministério Público pediu a retirada do nome do nome do circuito- que já era Nelson Piquet-, visto que a legislação não permite que bens do Estado venham a receber o nome de pessoas vivas.

Desde 2014 até 2020 o circuito ficou inutilizado. Mas em 2021 ele terminou as reformas, e está de volta às corridas, recebendo a Stock agora em 2022.

Jonathan Glina Levi Bianchini
São Paulo – SP

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