O estilo de pilotagem de Verstappen se adaptará aos novos carros de F1?

domingo, 16 de janeiro de 2022 às 10:20

Max Verstappen

Max Verstappen é um piloto único, com um controle surpreendente dos carros. Esta qualidade foi uma das razões pelas quais ele conseguiu espremer aquele algo a mais da sua Red Bull na última temporada. Mas será ele capaz de fazer o mesmo no próximo ano, quando os carros de Fórmula 1 terão um conceito totalmente diferente?

Sem dúvida que Sebastian Vettel se lenbra disso. Antes da introdução dos motores híbridos, o seu estilo de pilotagem combinava perfeitamente com o tipo de carros que estavam no grid na época.

O piloto alemão sabia como fazer um uso perfeito do difusor soprado como nenhum outro. Após o desaparecimento dos motores de oito cilindros, Vettel teve muito mais dificuldade.

Os carros de 2021 (e dos anos anteriores) foram um ajuste perfeito para o estilo de pilotagem agressivo de Verstappen. A revista alemã AutoBild questiona se o mesmo será verdade no próximo ano, quando os carros forem mais pesados e, portanto, tiverem menos tração.

Graças às novas regras aerodinâmicas, os carros têm que ser capazes de guiar mais perto uns dos outros, e isso custa downforce e tração. De qualquer modo, é necessário um estilo de pilotagem diferente.

“Também com rodas de 18 polegadas, os pneus terão um aspecto completamente diferente. Também a reação dos pneus é diferente, tenho que adaptar o meu estilo de pilotagem a isso”, responde Verstappen, que já testou no simulador. “Sinto-me um pouco mais afiado, como os pneus reagem e a tração geral que se traz para fora das curvas”.

Por conseguinte, é importante adaptar-se rapidamente à nova geração de carros. No entanto, isso não preocupa o holandês. “Todos perguntam sempre: ‘Qual é o seu estilo de pilotagem?’ Bem, acho que não tenho nenhum. Apenas me adapto à situação”, explicou ele.

“Esse é o seu estilo de pilotagem, porque se o carro sai de frente, tem que se adaptar a isto. E se o carro estiver saindo de traseira, tem que se estar preparado. Por isso, acho que a adaptação é, em última análise, a chave”, concluiu o piloto da Red Bull.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.