O domínio da McLaren e o caos da F1 em Zandvoort
sábado, 30 de agosto de 2025 às 7:35Lando Norris dominou o treino livre final em Zandvoort, completando uma varredura das três sessões de prática. Além disso, seu desempenho impressionante ocorreu a menos de um décimo de segundo do recorde da pista, mostrando o ritmo avassalador da McLaren.
O impressionante ritmo da McLaren
A McLaren mostrou-se imbatível no treino final. Aliás, Oscar Piastri, companheiro de Norris, ficou apenas dois décimos de segundo atrás. No entanto, a diferença para os outros competidores foi enorme. Por exemplo, o Mercedes de George Russell, o terceiro carro mais rápido, estava quase nove décimos de segundo mais lento. A performance da McLaren, portanto, indica um forte potencial para a qualificação.
Incidente e investigação de Russell
Uma situação complicada envolveu Russell e Fernando Alonso. O piloto da Mercedes parecia estar a caminho dos boxes quando Alonso se aproximou na saída da última curva. A princípio, Alonso tentou ultrapassar, mas foi espremido contra o muro interno e recuou. Por essa razão, Russell agora enfrenta uma investigação por conta do incidente.

Trânsito e incidentes na pista holandesa
Vários outros incidentes relacionados ao trânsito aconteceram no circuito compacto. O companheiro de equipe de Russell, Andrea Kimi Antonelli, por exemplo, foi forçado a desacelerar na saída da última curva. Isso aconteceu pois ele encontrou Lance Stroll, que também estava mais lento ao lado de Yuki Tsunoda.
A Ferrari, por sua vez, continuou com um final de semana difícil. Primeiro, Charles Leclerc não conseguiu se classificar entre os cinco primeiros em sua última tentativa. Em segundo lugar, Lewis Hamilton abortou sua volta final com pneus macios após sair da pista na curva Hugenholzbocht.
Aproveitando os contratempos das equipes de ponta, Carlos Sainz Jnr colocou sua Williams em um impressionante quarto lugar. Ele foi um centésimo de segundo mais rápido que o Red Bull de Max Verstappen. A outra Williams, de Alexander Albon, terminou em sétimo.
Ainda sobre os incidentes, o atraso de Alonso atrás de Russell o deixou em décimo na tabela de tempos. Ele foi um décimo de segundo mais lento que Stroll. Além disso, os dois Aston Martin foram separados por Isack Hadjar, que utilizou uma nova unidade de potência em seu carro da Racing Bulls após a falha do dia anterior.
O atraso de Antonelli o deixou na 17ª posição. Ele foi seguido por Esteban Ocon e os demais pilotos da Alpine. Por fim, os pilotos da equipe Alpine também atrapalharam um ao outro na última curva, com Franco Colapinto retardando brevemente Pierre Gasly.
Confira os tempos:
aston martin, fernando alonso, ferrari, formula 1, george russell, lando norris, mclaren, oscar piastri, Qualificação F1, red bull, treino livre, williams, zandvoort
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.