Nyck de Vries durou 10 corridas na Red Bull. Ricciardo assume

terça-feira, 11 de julho de 2023 às 12:53

Daniel Ricciardo

10 corridas foram o bastante para a Red Bull demitir Nyck de Vries na Fórmula 1.

Após vários relatos na manhã de terça-feira, inclusive no aqui no Autoracing, a AlphaTauri confirmou que de Vries foi substituído por Daniel Ricciardo. É um choque retornar ao grid para Ricciardo após sua saída da McLaren no final da temporada de 2022 e uma chance derradeira.

De Vries foi contratado pela AlphaTauri para substituir Pierre Gasly após a saída do francês para a Alpine. De Vries largou em oitavo e terminou em nono ao substituir Alex Albon em Monza em 2022.

Mas ele lutou muito em um AlphaTauri que provavelmente é o pior carro do grid em 2023. O melhor resultado de De Vries nas 10 primeiras corridas da temporada foi um P12 em Mônaco e ele terminou fora dos 15 primeiros na metade de suas largadas .

O editor chefe do Autoracing, Adauto Silva, já vinha dizendo nos Podcasts Loucos por Automobilismo que De Vries seria demitido da AlphaTauri há algumas semanas, “que era apernas uma questão de quando”, pois tinha informações que ele provavelmente não estivesse mais no carro a partir do segundo semestre. Mas foi até antes, já que Daniel Ricciardo vai assumir o cockpit imediatamente.

O que isso significa para Ricciardo?

Embora a porta não esteja fechada para a carreira de de Vries na F1, é praticamente impossível vê-lo conseguindo outra chance em um dos 20 carros do grid, já que ele tem 28 anos.

Ricciardo, por sua vez, assume na próxima semana na Hungria em um carro que tem sérios problemas.

O piloto de 34 anos teve uma média de P12 na temporada anterior para a McLaren e foi amplamente dominado por Lando Norris durante os dois anos juntos na tradicional equipe inglesa, com Norris fazendo 282 pontos contra 152 de Ricciardo. O ponto alto de Ricciardo foi ter vencido o GP da Itália de 2021, mas aquele foi seu único pódio com a equipe em 44 corridas.

Ricciardo voltou para a Red Bull como o terceiro piloto da equipe. Ele venceu sete corridas em cinco temporadas com a equipe antes de se mudar para a Renault em 2019.

É fácil ver como a segunda metade da temporada pode ser uma espécie de teste para Ricciardo. Depois disso ele pode ser demitido novamente (50%), pode assumir o lugar permanentemente (49%) ou pode até subir para o assento de Sergio Perez (1%) na equipe principal da Red Bull, já que mexicano vem tendo seguidas atuações péssimas.

Perez tem duas vitórias, mas não conseguiu largar entre os 10 primeiros em nenhuma das últimas cinco corridas. E todas elas foram vencidas por Verstappen, já que o melhor resultado de Perez nesse período é um P3. Perez ainda está em segundo lugar na classificação de pilotos 19 pontos à frente de Fernando Alonso em terceiro. Mas Verstappen está impressionantes 99 pontos à frente de Perez em primeiro e pode ter seu terceiro campeonato mundial consecutivo em outubro.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.