Números da saúde no GP do Brasil de Fórmula 1
sábado, 18 de outubro de 2014 às 14:20Desde 2001, o São Luiz é o hospital oficial do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1. São 14 anos de atendimento médico com padrões internacionais, reconhecido pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) como um dos melhores do circuito mundial, com equipes médicas capacitadas, motivadas e bem lideradas.
Dr. Dino Altmann trabalha na Fórmula 1 há 24 anos. É o responsável médico do Grande Prêmio do Brasil e cirurgião do Hospital São Luiz. Ele conta que sua especialidade é cirurgia oncológica, mas que teve treinamento intensivo em prontos-socorros. O “treino” começou no internato da faculdade de Medicina. Depois, foram 12 anos de trabalho em PS. Dr. Dino acredita que esta experiência é muito importante para lidar com emergências em um evento como a F1. Mas não se contenta apenas com o que já aprendeu. Ele sempre busca a melhoria no atendimento e, para isto, não abre mão de investir no treinamento das equipes do Hospital que participam do evento.
A Rede D’Or São Luiz utiliza a experiência adquirida na Fórmula 1 para dentro de seus hospitais, melhorando constantemente seus serviços e a qualidade assistencial de seu atendimento.
Números da saúde no GP do Brasil de Fórmula
Segundo o diretor do Centro Médico do GP, Dr. Dorival de Carlucci Jr, o Hospital São Luiz permite o atendimento a múltiplas vítimas, além de prestar todo o suporte médico necessário aos pilotos e suas equipes. “A estabilização de uma eventual vítima para que seja feito um transporte adequado e seguro para as unidades hospitalares de retaguarda, terrestre (ambulância) ou aéreo (helicóptero aeromédico), também é realizada no Centro Médico”, explica.
Números:
= 170 profissionais da Rede D´Or São Luiz trabalham no GP do Brasil de Fórmula 1 (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, farmacêutico, equipe de laboratório para realização de exames, equipe do banco sangue, entre outros).
= Dos 170 profissionais da Rede D´Or São Luiz, 45 são médicos. Entre as especialidades médicas presentes destacam-se ortopedista, neurocirurgião, cardiologista, cirurgião plástico especializado em queimados, oftalmologista, anestesista, intensivista, cirurgião de trauma e cirurgião de tórax.
Estrutura do Centro Médico:
= 4 leitos de pronto atendimento,
= 3 leitos de emergência,
= 2 leitos de UTI,
= 1 consultório de oftalmologia,
= 1 sala de raio-x e ultrassom,
= 1 farmácia,
=11 ambulâncias,
= 2 helicópteros,
= 2 carros de extração,
= 3 carros de intervenção.
brasil, equipes, fia, formula 1, hospital, Interçagos, médico, pilotos
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.