Novas regras de pneus para o GP da Inglaterra de Fórmula 1

terça-feira, 13 de julho de 2021 às 16:39

Pneus Silverstone 2021

A história da Fórmula 1 será escrita em Silverstone, na Inglaterra, neste fim de semana. Pela primeira vez, haverá uma corrida curta de classificação no sábado para definir o grid de largada para o GP no domingo. Os pneus indicados são os mesmos do GP da Inglaterra do ano passado (que foi a primeira corrida de uma rodada dupla em Silverstone em 2020): C1 como Branco duro, C2 como Amarelo médio e C3 como Vermelho macio. Os compostos mais duros da gama da Fórmula 1 foram selecionados devido às famosas exigências do circuito, que colocam muita energia nos pneus.

As alocações são diferentes para os fins de semana que recebem uma corrida curta de classificação. Haverá 12 conjuntos de pneus slick (em vez de 13): dois conjuntos em Branco duro, quatro conjuntos em Amarelo médio e seis conjuntos em Vermelho macio. Além disso, até seis conjuntos em Verde intermediário e três conjuntos em Azul para chuva.

Na classificação de sexta-feira, apenas o pneu macio pode ser usado, mas não haverá obrigação de começar o GP com o pneu com o qual o tempo mais rápido foi estabelecido no Q2. Na corrida curta de classificação de sábado, os pilotos terão a liberdade de escolha dos pneus, sem parada obrigatória nos boxes. As regras de pneus para o GP de domingo permanecem inalteradas, exceto pelo fato de cada piloto ter a liberdade de escolher os pneus para a largada.

A nova construção dos pneus traseiros que foi testada durante os treinos livres na Áustria fará a sua estreia em corrida em Silverstone. Estes pneus, com uma estrutura mais robusta, mas sem peso extra e incorporando alguns dos elementos já previstos para os de 18 polegadas do próximo ano, serão utilizados a partir de agora até o fim da temporada.

Silverstone é conhecido como um circuito de alta velocidade e muita energia. As famosas curvas Maggots e Becketts, em particular, impõem grandes forças aos pneus, causadas pelo pico de aceleração lateral superior a 5g enquanto os pilotos fazem as curvas sem tirar o pé do acelerador.

O GP da Inglaterra do ano passado foi vencido com uma estratégia médio/duro de parada única: a mesma tática escolhida por todos os três finalistas do pódio (embora o P2 Max Verstappen tenha feito uma parada tardia para pneus macios e conquistado o ponto extra pela volta mais rápida).

Outra novidade é que 29 pontos estão em jogo nesse final de semana; 25 pela vitória no domingo, 1 pela volta mais rápida também no domingo e 3 pela vitória na corrida curta de classificação!

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.