Novas regras da Formula 1 para 2007

quarta-feira, 24 de novembro de 2010 às 21:20
Formula 1

Em 2007, como já vem acontecendo nos últimos anos, teremos à introdução de algumas novas regras na Formula 1. Desde regulamentações técnicas a determinações desportivas, aqui estão as novidades para a temporada de 2007.

Fornecedor único de pneus: A partir de 2007, e até ao ano de 2010, a Bridgestone será o único fornecedor de pneus na Fórmula 1. Durante a próxima temporada, a marca japonesa irá fornecer um composto idêntico e em quantidades iguais a todas as equipes. De acordo com as novas regras, em cada corrida as equipes terão disponíveis 14 jogos de pneus para usar, sendo que desses apenas quatro podem ser usados nas sextas-feiras.

Regulamento Técnico: Algumas regras de segurança ficaram ainda mais rígidas. As novidades incluem testes de batidas frontais mais rígidos, e a introdução de um sistema de GPS no cockpit dos carros, para que os pilotos possam ser avisados pelos comissários de pista sobre qualquer evento extraordinário na pista. Desde a sinalização de bandeiras, a avisos de acidentes.

Acordo voluntário de testes: As equipes decidiram antecipar para 2007, o acordo previsto para 2008, onde cada uma delas se comprometia a limitar seus testes a 38.000 kms no ano. A Renault ainda tem um programa que prevê 50.000 kms de testes.

Homologação de motores: A partir de 2007, o desenvolvimento dos motores entra numa fase de desenvolvimento mínimo. Os mesmos terão seus giros limitados a 19.000 rpms, e terão na sua base as especificações das unidades usadas nas últimas corridas de 2006. Em 2007, todas as equipes, sem excepção, utilizarão motores V8.

Uso dos Motores: A fórmula de um motor para duas corridas continuará a ser usada em 2007, porém haverá uma pequena mudança. O fim-de-semana de corrida para os motores se inicia aos sábados, ficando assim excluídos os treinos livres de sexta-feira (que serão mais longos), onde as equipes poderão treinar sem qualquer limitação em relação aos seus motores.

Formato dos treinos livres de sexta-feira: O formato dos treinos livres, à sexta-feira, foi alterado, numa tentativa de trazer mais ação às pistas. As duas sessões de sexta-feira, passarão a ter uma duração de 90 minutos cada, contra os 60 minutos de 2006. As equipes poderão usar dois carros nestas sessões, no entanto, os mesmos podem ser conduzidos tanto pelos pilotos de corrida, como por um terceiro piloto de testes previamente nomeado.

Regulamento desportivo: Outros detalhes de menor destaque foram igualmente alterados, entre os quais se incluem novas regras do protocolo do safety car, e ainda um aumento do poder das decisões dos comissários de pista, que podem agora impor penalizações de perda de posições, além das penalizações em tempo que podiam já aplicar.

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