Nova regra da F1 para 2026 é motivo de preocupação para Newey?

sexta-feira, 29 de dezembro de 2023 às 9:00

Adrian Newey

Adrian Newey não está preocupado com a aerodinâmica ativa na Fórmula 1, que será introduzida quando os novos regulamentos entrarem em vigor em 2026. O designer e diretor técnico da Red Bull Racing explica o porquê.

A aerodinâmica ativa desempenhará um papel maior quando os novos regulamentos para a temporada de 2026 da F1 forem introduzidos. Atualmente já é utilizada por meio do DRS, que faz parte dos carros de F1 desde 2011 e tem como objetivo auxiliar nas ultrapassagens.

A FIA quer introduzir outro sistema em 2026 que terá o mesmo efeito, possivelmente em mais lugares do que apenas na reta. A ideia de uma aerodinâmica mais ativa não preocupa Newey.

“Não estou preocupado com isso. Um aumento na aerodinâmica ativa serve principalmente para compensar a falta de energia de uma unidade de potência. A aerodinâmica ativa torna-se essencial para corrigir a falta de energia da unidade de potência. Mas não acho que isso seja um “coisa ruim”, disse ele em entrevista ao Motorsport.com.

Chamando de “claramente um bom objetivo” alcançar maior eficiência aerodinâmica dos carros, o britânico de 65 anos acha que é um desenvolvimento lógico que a aerodinâmica ativa faça parte disso. Como exemplo, ele cita carros de rua que usam spoilers que sobem e descem: “Então por que não ter isso nas corridas?”, concluiu.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.