Nova diretiva técnica para Barcelona aumenta esperança de Red Bull e Verstappen

terça-feira, 27 de maio de 2025 às 17:29

Max Verstappen

Quando a bandeira quadriculada foi mostrada no primeiro GP da temporada na Austrália, Max Verstappen estava a apenas alguns décimos do vencedor da corrida, Lando Norris.

No entanto, essa pequena diferença se deveu apenas a uma combinação de danos no assoalho sofridos por Norris e um safety car tardio.

A Red Bull não chegou nem perto da McLaren em termos de ritmo bruto, com a baixa degradação dos pneus do MCL39 colocando-a em uma categoria à parte em Albert Park.

Após a corrida, Verstappen deixou claro que não esperava competir contra a equipe Laranja, a menos que o RB21 melhorasse.

Oito GPs depois, o holandês ainda está perto da dupla da McLaren, com a promessa de diminuir ainda mais a diferença após a diretiva técnica da FIA.

No entanto, o tetracampeão está menos otimista quanto ao impacto dessas mudanças do que seu chefe de equipe – Christian Horner.

Red Bull sobre a diretriz do GP da Espanha

Quando a FIA anunciou a nova diretiva técnica em relação às “asas flexíveis” na pré-temporada, houve muita especulação no paddock.

Não demorou muito, no entanto, para que a Red Bull deixasse clara sua perspectiva sobre as novas regras.

Christian Horner prevê que a McLaren perderá parte de sua vantagem a partir do GP da Espanha.

Entre outras coisas, alguns rivais acreditam que as asas dianteiras flexíveis do MCL39 são uma de suas principais vantagens de desempenho.

Por isso, a equipe de Milton Keynes determinou que este fim de semana será um potencial ponto de virada na classificação.

Max Verstappen admite que pode haver uma mudança na hierarquia neste fim de semana, mas não prevê nenhuma mudança significativa:

“Espero que faça uma pequena diferença, disse ele. Mas não acho que vá virar o mundo de cabeça para baixo.”

“Se isso acontecer um pouco, acho que é positivo – mas veremos.”

A McLaren está preocupada com a diretiva técnica?

A McLaren afirmou várias vezes que não prevê que a nova diretiva da FIA prejudique seu desempenho.

O diretor da equipe, Andrea Stella, e o CEO Zak Brown se uniram em sua rejeição às alegações – da Red Bull e de outras equipes – sobre o aproveitamento de brechas nas asas flexíveis.

É claro que, independentemente de temerem perder algo após a implementação desta diretiva, eles jamais admitiriam isso publicamente.

O curioso, e talvez possa ser usado para avaliar a verdadeira opinião da McLaren sobre a nova diretiva, é que a equipe Laranja não introduziu nenhuma atualização importante até agora neste ano.

Na verdade, eles são a única equipe na liderança que não apresentou um pacote razoavelmente importante em 2025.

Isso pode ser interpretado como se a McLaren estivesse simplesmente buscando uma estratégia de desenvolvimento mais cautelosa. Eles podem se dar ao luxo de fazer isso, graças à base muito sólida do MCL39.

No entanto, uma perspectiva mais cínica poderia ser a de que a equipe de Woking passou os últimos meses trabalhando para mitigar o impacto da novas medidas da FIA para asa flexível.

Se a equipe de Andrea Stella acreditar que a nova diretiva pode prejudicar seu desempenho, faria sentido dedicar recursos à nova asa dianteira neste fim de semana – o que pode explicar as atualizações relativamente mínimas em outros lugares.

Mas neste momento, isso não passa de especulação.

Não há nada que confirme as suspeitas da Red Bull sobre seus rivais britânicos.

Há outra suspeita bem fundamentada de que as suspensões da McLaren, especialmente a traseira, é muito mais sofisticada dando mais possibilidades de ajuste do que a dos adversários.

Essa informação também não está confirmada, mas o ex-engenheiro da F1, Gary Anderson, tem quase certeza disso.

Somente quando os carros forem para a pista em Barcelona o verdadeiro impacto da nova diretiva ficará mais claro.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.