Notas de Barcelona

terça-feira, 11 de janeiro de 2011 às 19:09

espanha_copy
Corrida: Considerando que a corrida em Barcelona é sempre uma das mais monótonas da temporada há muitos anos, já que é uma pista que todos conhecem como a palma das mãos e onde sempre o carro com melhor aerodinâmica vence, além das ultrapassagens serem raríssimas, esta não foi das piores. Nota 6.

Mark Webber: Ele só tinha um adversário; Sebastian Vettel, e o venceu com absoluta autoridade. Não tomou conhecimento de ninguém a partir do treino de classificação. Foi irretocável. Nota 9.

Fernando Alonso: Andou muito melhor que Felipe Massa desde o Q3 quando meteu praticamente 7 décimos, uma eternidade quando se tem o mesmo carro. Não fez nada muito especial na corrida, mas se manteve forte, rápido e sem erros o tempo todo. Nota 7.

Sebastian Vettel: Anda muito bem quando larga da pole e tem um carro perfeito. Basta ter alguma dificuldade para se perder. Seu carro costuma ter mais problemas que o do companheiro de equipe. Dessa vez o engenheiro precisou vir no rádio várias vezes implorando para ele baixar o ritmo, pois estava com problemas de freio. Tomou uma surra de Webber em Barcelona. É muito bom, mas ainda precisa amadurecer. Nota 6,5

Michael Schumacher: Pela primeira vez andou na frente de Nico desde os treinos livres. As modificações no carro melhoraram bastante sua tocada, mas curiosamente não levaram a equipe a resultados melhores, já que Nico ficou pelo caminho. Aproveitou a única chance que teve na corrida aplicando uma bela ultrapassagem em Button quando este saía do box. Depois defendeu muito bem sua posição das investidas do inglês. Nota 7,5.

Jenson Button: Teve uma corrida parecida com a estréia na McLaren no Bahrain, ou seja, nada demais. Deveria ter tido mais determinação ao defender sua posição contra Schumacher e depois em tentar ultrapassá-lo. Apesar do problema no painel desde o início da corrida poderia ter feito mais. Nota 6.

Felipe Massa: Completamente dominado por Alonso desde os treinos livres, especialmente na classificação e na corrida, onde foi em média mais de meio segundo mais lento por volta. Felipe precisa melhorar e rápido, pois a sombra de Kubica começa a ficar cada vez mais clara. Nota 6.

Adrian Sutil: Muito consistente, aliás, desde as últimas corridas de 2009. Anda muuuuito mais que seu companheiro de equipe Vitantonio Liuzzi, que nem pode mais ser considerado um adversário, tamanha diferença entre os dois. Foi muito bem em Barcelona. Largou em 11º e chegou em 7º na frente da Renault de Kubica, que é sempre um osso duríssimo de roer. Nota 8.

Robert Kubica: Tem impressionado com corridas muito acima das expectativas de um carro Renault. Mas teve em Barcelona sua pior corrida no ano. Largou em 7º e chegou em 8º. Chegaria em 10º não fossem os problemas de Nico e Hamilton. No ano ele tem uma nota 9, mas nessa corrida sua nota é 6.

Rubens Barrichello: Ótima corrida de Rubens. Largou em 18º e escalou metade do pelotão para chegar em 9º, mostrando que consistência e experiência ainda contam muito na Formula 1. Nota 8.

Jaime Alguersuari: Considerando sua pouquíssima experiência e o carro nada confiável que tem, o espanhol foi muito bem em Barcelona. Um pouco afobado, porém rápido e consistente. Largou em 16º e chegou na frente de vários carros que haviam largado em posições melhores que a sua. Nota 7,5.

Lewis Hamilton: Continua sendo o melhor piloto do grid. Único a dar voltas parecidas com as de Webber com um carro que claramente tem uma aerodinâmica inferior a da Reb Bull num circuito de muitas curvas de alta e de raio longo, onde a aerodinâmica faz ainda mais diferença. Fez uma bela ultrapassagem em Vettel e andou no limite o tempo todo. Teve muito azar quando a 2 voltas do final seu pneu dianteiro esquerdo explodiu no meio de uma curva de alta. Nota 8.

Um abraço e até a próxima!

Adauto Silva
adauto@autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.