Norris vence no México e é o novo líder do campeonato
domingo, 26 de outubro de 2025 às 18:43
Lando Norris
Lando Norris foi incontestável no GP da Cidade do México, conquistando uma vitória impressionante e reassumindo a liderança do campeonato de pilotos da Fórmula 1.
Enquanto isso, Oscar Piastri, que vinha no topo há 15 etapas, enfrentou outro fim de semana difícil e caiu para o segundo lugar. Assim, a batalha interna da McLaren ganhou ainda mais intensidade na reta final da temporada.
Charles Leclerc e Max Verstappen completaram o pódio em segundo e terceiro, respectivamente. Logo atrás, Oliver Bearman garantiu um incrível quarto lugar, enquanto Piastri fechou em quinto, prejudicado por uma decisão polêmica no fim da prova.

Decisão polêmica e largada caótica
A direção de prova tomou uma decisão controversa ao acionar o safety car virtual quando Carlos Sainz parou sua Williams.
Embora o carro já estivesse atrás das barreiras, o VSC neutralizou a corrida e impediu Verstappen e Piastri – ambos lutando pelo título – de tentar ultrapassagens nas voltas finais. Caso Piastri tivesse superado o Haas à frente, manteria a liderança do campeonato.
Desde o início, a prova foi caótica. Na primeira curva, Leclerc e Verstappen escaparam da pista após um duelo de quatro carros. Norris manteve a liderança e o piloto da Ferrari devolveu a posição obtida irregularmente.
George Russell, por sua vez, ficou furioso no rádio ao ver Verstappen manter o quarto lugar depois de cortar caminho pela grama.
O holandês, que era o único do top 5 com pneus médios, largou bem e entrou na freada à frente da Mercedes. Apesar disso, a direção de prova anotou os incidentes para análise posterior.
Pouco depois, na sexta volta, Verstappen tentou um ataque ousado sobre Hamilton. A manobra terminou mal: ele saiu da pista e empurrou o britânico para fora ao retornar. O toque afetou Russell, que perdeu várias posições e caiu para sétimo.
Com isso, o maior beneficiado foi Bearman, que subiu para quarto e passou a brigar entre os grandes.
Enquanto os comissários analisavam diversos lances, Norris aproveitou o caos e abriu vantagem. Ao final da nona volta, já liderava por quase três segundos, enquanto Piastri sofria em nono lugar, distante do pelotão da frente.
Ritmo forte, punições e virada estratégica
Na sequência, a corrida entrou em ritmo mais controlado. Norris manteve o foco e ampliou a diferença para Leclerc, enquanto Hamilton recebia punição.
O britânico da Ferrari escapou de sanção por cortar caminho na curva 4, mas acabou penalizado em 10 segundos por ter ganho vantagem no toque com Verstappen. Assim, perdeu qualquer chance de pódio.
Verstappen também foi analisado pelos comissários, porém escapou. Em seguida, Sainz abriu a janela de paradas na volta 19, colocando pneus macios e voltando com ritmo forte. No entanto, acabou punido por excesso de velocidade no pit lane após um erro de sua equipe.
Logo depois, Hamilton foi chamado aos boxes na volta 23. Ele cumpriu os 10 segundos de penalização e voltou em 14º. Bearman parou em seguida, assim como Piastri, que retornou à frente do carro vermelho.
Enquanto isso, Norris seguia firme, administrando a vantagem e mantendo um ritmo impecável. Mesmo com tantas punições e confusões atrás, o britânico parecia intocável na liderança.
Estratégia define o meio da corrida
A segunda rodada de paradas mexeu novamente com o pelotão. Verstappen foi o último entre os líderes a parar, na volta 37. Ele retornou atrás de Hamilton, mas com pneus mais novos e rápidos.
Fernando Alonso, Nico Hulkenberg e Liam Lawson abandonaram pouco depois, deixando a corrida com 17 carros.
Na Mercedes, Russell mostrava impaciência por estar preso atrás de Antonelli. Ele acreditava que poderia atacar Bearman, que seguia brilhando em quarto. Após várias voltas de reclamações, a equipe cedeu e aplicou ordens de posição.
Enquanto isso, Piastri se aproximava perigosamente. O australiano tirava vantagem das estratégias de pneus. Norris, por outro lado, ampliava sua vantagem para mais de 20 segundos sobre Leclerc, em uma atuação absolutamente dominante.
Bearman continuava resistindo e sonhava com o primeiro pódio da Haas. Entretanto, Piastri e Verstappen vinham em ritmo muito mais forte e pressionavam o jovem britânico.
Na volta 47, Kimi Antonelli, Piastri e Hamilton pararam juntos. A McLaren foi novamente impecável no pit stop e devolveu o australiano à frente da Ferrari. Com isso, a prova caminhava para uma clara estratégia de duas paradas.
Pouco depois, Russell também parou, seguido por Bearman. Verstappen aproveitou o momento para se aproximar do grupo e atacar no stint final.
Mais atrás, Ocon defendeu com coragem sua posição contra Piastri para proteger o companheiro, mas o piloto da McLaren realizou uma ultrapassagem precisa e subiu para sexto.
Final sob safety car virtual e vitória incontestável
Nas voltas finais, Piastri manteve o ritmo forte e ultrapassou Russell na curva 1, assumindo o quinto lugar. Esse movimento foi crucial para manter vivas suas chances de título. Pouco depois, Gabriel Bortoleto superou Isack Hadjar e garantiu o último ponto da corrida.
Enquanto isso, Verstappen reduzia a diferença para Leclerc e ameaçava o segundo lugar, mas a corrida mudaria de rumo novamente. Sainz parou na área do estádio e a direção de prova acionou o safety car virtual – que durou até os metros finais e praticamente congelou o resultado.
Norris cruzou a linha de chegada com autoridade, garantindo uma vitória impecável e reassumindo o controle do campeonato. Leclerc e Verstappen completaram o pódio, enquanto Bearman manteve o quarto lugar com brilhantismo e Piastri terminou em quinto.
Com apenas quatro etapas restantes, a disputa pelo título promete novos capítulos emocionantes – e o GP da Cidade do México pode ter sido o ponto de virada decisivo da temporada.
Classificação da prova:
| Pos. | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo/dif. |
| 1 | Lando Norris | McLaren | 71 | 1:37:58.574 |
| 2 | Charles Leclerc | Ferrari | 71 | +30.324s |
| 3 | Max Verstappen | Red Bull | 71 | +31.049s |
| 4 | Oliver Bearman | Haas F1 Team | 71 | +40.955s |
| 5 | Oscar Piastri | McLaren | 71 | +42.065s |
| 6 | Kimi Antonelli | Mercedes | 71 | +47.837s |
| 7 | George Russell | Mercedes | 71 | +50.287s |
| 8 | Lewis Hamilton | Ferrari | 71 | +56.446s |
| 9 | Esteban Ocon | Haas F1 Team | 71 | +75.464s |
| 10 | Gabriel Bortoleto | Sauber | 71 | +76.863s |
| 11 | Yuki Tsunoda | Red Bull | 71 | +79.048s |
| 12 | Alexander Albon | Williams | 70 | 1 volta |
| 13 | Isack Hadjar | Racing Bulls | 70 | 1 volta |
| 14 | Lance Stroll | Aston Martin | 70 | 1 volta |
| 15 | Pierre Gasly | Alpine | 70 | 1 volta |
| 16 | Franco Colapinto | Alpine | 70 | 1 volta |
| 17 | Carlos Sainz | Williams | 67 | abandono |
| 18 | Fernando Alonso | Aston Martin | 34 | abandono |
| 19 | Nico Hulkenberg | Sauber | 25 | abandono |
| 20 | Liam Lawson | Racing Bulls | 5 | abandono |
carlos sainz, Charles Leclerc, comentar formula 1, ferrari, formula 1, GP da Cidade do Mexico, Haas, lando norris, lewis hamilton, max verstappen, mclaren, mercedes, oscar piastri
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.