Norris vence em Abu Dhabi e confirma título da McLaren

domingo, 8 de dezembro de 2024 às 11:31

Lando Norris

Lando Norris venceu o GP de Abu Dhabi, encerramento da temporada 2024 da Fórmula 1, e garantiu o título de construtores para a McLaren.

Largando na pole position, Norris liderou todas as voltas para garantir o primeiro campeonato de construtores da McLaren em 26 anos e o nono geral para a equipe, mas a Ferrari ameaçou em Yas Marina.

Carlos Sainz terminou em segundo e Charles Leclerc em terceiro vindo do 19º lugar no grid, com a Ferrari marcando 33 pontos contra 25 da McLaren. Porém, a McLaren tinha uma vantagem de 21 pontos antes da prova, o que foi suficiente para conquistar o título.

A equipe de Woking ficou nervosa depois que Oscar Piastri foi atingido por Max Verstappen na curva 1 e ambos rodaram, com Verstappen recebendo uma punição de 10 segundos e depois chamando os comissários de “idiotas estúpidos”.

Em sua corrida final pela Mercedes, Lewis Hamilton terminou em quarto após ultrapassar George Russell na última volta.

Verstappen chegou em sexto, enquanto a Alpine garantiu a sexta colocação no campeonato de construtores com a sétima posição de Pierre Gasly.

Norris fez uma boa largada para manter a ponta, enquanto Verstappen tentou mergulhar por dentro de Piastri, mas bateu na McLaren e os dois rodaram.

Por isso, Verstappen tomou 10 segundos e dois pontos de punição em sua licença, totalizando oito no período de 12 meses.

Um safety car virtual foi acionado na segunda volta devido a detritos após Valtteri Bottas colidir com Sergio Perez, tirando o piloto da Red Bull da corrida.

Na relargada, Piastri atropelou Franco Colapinto e recebeu uma penalização de 10 segundos, cumprindo mais tarde em sua segunda parada.

Leclerc fez uma largada fantástica, saltando de 19º para oitavo, e começou a ultrapassar os carros à frente. Na volta 21, ele foi o primeiro dos líderes a parar.

Norris cobriu a tentativa de undercut de Sainz na volta 27. Ele reduziu brevemente a diferença para 1.6s, mas não conseguiu acompanhar o ritmo da McLaren.

Hamilton foi o único a largar com pneus duros. Ele ficou 35 voltas na pista antes de colocar os médios e retornou cerca de 15 segundos atrás de Russell, diminuindo a distância até ultrapassá-lo na curva 9 na volta final.

Atrás de Gasly, Nico Hulkenberg, Fernando Alonso e Piastri completaram os 10 primeiros.

Em sua última corrida na F1, Kevin Magnussen fez a volta mais rápida, tendo sido atingido por Bottas na curva 6 depois de uma travada do piloto da Sauber.

Bottas, que também recebeu uma punição de 10 segundos por atingir Perez e tirá-lo da prova, sofreu um furo de pneu e abandonou. Foi a primeira vez em sua carreira na F1 que o finlandês não pontuou em uma temporada.

Colapinto e Perez foram os outros que abandonaram, enquanto Liam Lawson recebeu um stop-and-go de 10 segundos depois que a RB o liberou de seu pit stop com a roda dianteira esquerda solta.

Classificação da prova:


 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.