Norris toma a pole de Leclerc no último segundo em Mônaco

sábado, 24 de maio de 2025 às 12:22

Lando Norris

Lando Norris tirou a pole position de Charles Leclerc nos últimos segundos de uma classificação emocionante para o GP de Mônaco.

Norris marcou o impressionante tempo de 1m09.954s, com Leclerc tendo de se contentar com o segundo lugar. Oscar Piastri, Lewis Hamilton e Max Verstappen completaram os cinco primeiros.

Foi uma classificação desastrosa para a Mercedes, já que Kimi Antonelli bateu no Q1 e vai largar em 15º, enquanto George Russell parou no Q2 e ficou em 14º.

Hamilton será investigado por atrapalhar Verstappen na Massenet no segmento inicial.

Apesar de Leclerc ter dominado todos os treinos livres e o Q1, Norris ditou o ritmo no Q2 e tinha a pole provisória após as primeiras tentativas no Q3.

A primeira volta de Norris foi 1m10.464s, apenas 0.067s mais rápido que Piastri. Leclerc estava em terceiro e baixou quase dois décimos em seu esforço final.

As McLarens foram as primeiras a abrir suas próximas voltas no Q3, com Norris e Piastri melhorando três décimos, mas o britânico permaneceu na liderança com 1m10.125s.

As Ferraris e Verstappen pareciam as maiores ameaças. Hamilton melhorou, mas ficou mais de dois décimos atrás, enquanto Verstappen não conseguiu baixar.

No entanto, Leclerc encontrou bastante tempo na última volta para garantir a pole provisória, mas os pneus de Norris ainda tinham vida útil para mais uma volta, e o britânico aproveitou ao máximo quebrando o recorde da pista e assegurando a pole.

O segundo segmento foi adiado depois do acidente de Antonelli no final do Q1. O italiano obviamente não pôde participar do Q2.

Uma segunda bandeira vermelha foi necessária nos minutos iniciais após Russell parar. O britânico bateu na zebra da primeira curva e perdeu toda a potência.

Os outros eliminados foram Carlos Sainz, Yuki Tsunoda e Nico Hulkenberg.

No Q1, Lance Stroll foi investigado por atrapalhar Pierre Gasly, que reclamou furiosamente da pilotagem “chocante” do canadense. Hamilton também foi investigado por atrapalhar Verstappen.

Stroll estava em 19º antes das últimas voltas rápidas no Q1, com Gabriel Bortoleto, Alonso, Oliver Bearman e Franco Colapinto se juntando a ele na zona de eliminação.

Alonso foi o único a escapar após uma melhoria; contudo, o acidente de Antonelli na chicane interrompeu a sessão antes que a maioria das voltas finais fossem concluídas.

Bortoleto precisou se contentar com o 16º lugar, à frente de Bearman – que tem uma punição de 10 posições no grid – Gasly, Stroll e Colapinto.

Resultado da classificação:


 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.