Norris minimiza suspensão da McLaren e destaca evolução pessoal
sábado, 12 de julho de 2025 às 9:40Lando Norris vive sua melhor fase na Fórmula 1. Venceu três das últimas cinco corridas e reduziu para apenas oito pontos a vantagem de Oscar Piastri no campeonato. No entanto, o britânico faz questão de afastar os méritos da nova suspensão dianteira da McLaren, que passou a usar recentemente.
Embora a atualização tenha sido introduzida no GP do Canadá, Norris prefere atribuir os resultados ao esforço que tem feito longe das pistas.
“Falam demais sobre isso”, diz Norris
Desde o início do ano, Norris reclamava da falta de sensibilidade na dianteira do MCL39. A equipe, então, testou um novo sistema de suspensão. Piastri, por outro lado, preferiu manter a versão antiga, alegando que o novo componente não oferece ganho de performance.
Apesar disso, Norris venceu corridas consecutivas na Áustria e em Silverstone — esta última com a ajuda da punição a Piastri. Mesmo assim, o piloto da McLaren não quer ver a suspensão como fator decisivo.

“Falam disso demais”, disse Norris aos jornalistas. “Pode estar ajudando? Talvez. Em centésimos, milésimos, é impossível quantificar. Eu apenas confiei na equipe. Eles acharam que poderia me dar mais sensibilidade, e eu fui com eles nessa.”
O foco está no trabalho fora da pista
Para Norris, o verdadeiro diferencial não está no carro, mas sim na sua preparação mental e na forma como lida com as limitações do equipamento.
“Ganhei duas corridas, fui muito rápido no Canadá… mas não vou dizer que foi por causa da suspensão. Prefiro colocar o crédito no trabalho duro, nas conversas com minha equipe e no esforço mental que venho fazendo.”
Ele acredita que as vitórias recentes vieram por estar mais preparado para extrair o máximo mesmo quando o carro não entrega tudo o que ele deseja sentir.
“Trabalhei muito para lidar com a falta de feeling em certas áreas. E isso teve mais impacto do que qualquer mudança técnica no carro.”
McLaren vive fase forte, mas mérito também é do piloto
Norris reconhece que a McLaren evoluiu, especialmente com as atualizações no último fim de semana. Mas ele reforça que a performance atual é resultado de uma combinação entre o bom momento da equipe e o próprio crescimento como piloto.
“A gente venceu por 30 segundos. Em outra corrida, foram 20. O carro está excelente”, afirmou.
“Mas eu prefiro dizer que isso é reflexo do meu trabalho duro. Claro, é uma junção dos dois, mas quero acreditar mais no que venho construindo.”
desempenho Norris, lando norris, MCL39, mclaren f1, oscar piastri, suspensão dianteira F1, Título F1 2025, upgrades McLaren
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.