Norris revela problemas psicológicos em seu ano de estreia

segunda-feira, 4 de outubro de 2021 às 9:49

Lando Norris

Lando Norris revelou as dificuldades psicológicas que enfrentou quando fez sua estreia na Fórmula 1, admitindo que frequentemente se sentia deprimido.

O piloto da McLaren, que esteve próximo de vencer o GP da Rússia, diz que a imagem de feliz e sorridente que vem passando ao longo de sua carreira não conta a verdadeira história dos sentimentos que ele teve há alguns anos.

Segundo ele, as dúvidas que teve sobre ser bom o suficiente ou não para a F1 durante sua campanha de estreia tiveram um grande impacto.

Falando ao vivo em um programa da ITV, Norris explicou como a realidade do que os pilotos enfrentam nos bastidores pode estar bem distante da vida que os fãs imaginam que eles têm.

“Eu acho que as pessoas não percebem muitas coisas que um piloto enfrenta quando só assistem pela TV”, disse ele. “E é um pouco lamentável, mas agora há mais programas onde você pode ver como é o piloto nos bastidores e a quantidade de pressão e estresse que eles precisam suportar”.

“Principalmente na minha idade, entrando na F1 aos 19 anos, você é alvo de muita atenção. Então, lidar com todas essas coisas trouxe consequências para mim”.

Norris disse que foi complicado suportar a imensa pressão para ter uma boa performance e garantir que não desperdiçasse sua primeira oportunidade na F1.

“Era o sentimento de não saber o que vem a seguir. Se isso der errado, se eu não entrar na pista na próxima sessão e andar bem, o que vai acontecer? Qual é o resultado de tudo isso? Eu estarei na F1 no próximo ano? Se não estiver, o que vou fazer, porque não sou realmente bom em muitas outras coisas na vida?”

“Então, eu me sentia deprimido grande parte do tempo, pensando que não era bom o suficiente para isso se tivesse um fim de semana ruim e coisas assim. Quando tudo começa a se acumular durante a temporada, e também o lado das redes sociais, pode realmente prejudicá-lo”.

Norris afirmou que uma combinação do apoio de sua equipe McLaren e do trabalho com a instituição de caridade de saúde mental Mind o ajudaram a chegar em uma situação bem melhor agora.

“Nós somos parceiros da Mind, o que me ajudou incrivelmente e também várias outras pessoas da McLaren e do mundo em geral. Portanto, conversando com a McLaren, com as pessoas ao meu redor, meus amigos de confiança e também a Mind, eu estou bem melhor agora. Muito mais feliz e consigo apreciar tudo o que faço”.

Norris segue para o GP da Turquia deste fim de semana após a vitória da McLaren em Monza e sua pole em Sochi. Contudo, ele garante que sua equipe está mantendo as expectativas sob controle porque sabe que ainda não tem um carro à altura de Mercedes e Red Bull em todas as pistas.

“Obviamente, há bastante expectativa sobre nós no momento por causa de Monza, onde fizemos uma dobradinha, e no último fim de semana eu consegui a pole position e quase venci a corrida”.

“Então, muitos estão esperando coisas incríveis, mas nós precisamos lembrá-los que ainda não somos realisticamente tão velozes quanto Mercedes e Red Bull, as duas equipes de ponta no momento. Ainda temos bastante trabalho a fazer, mas toda corrida é uma oportunidade”.

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.