Norris revela problema que comprometeu classificação sprint

sexta-feira, 3 de julho de 2026 às 15:16

Lando Norris

Lando Norris classificou sua participação na classificação sprint do GP da Inglaterra como “bastante desastrosa” após um dano no duto de freio de sua MCL40 comprometer o desempenho da McLaren durante boa parte da sessão em Silverstone. O problema deixou o atual campeão da Fórmula 1 em risco de eliminação no SQ2, até que um reparo de última hora permitiu sua recuperação para a sexta posição no grid.

O britânico terminou apenas 0s032 à frente do companheiro de equipe, Oscar Piastri, que ficou em sétimo. Depois da sessão, Norris revelou que o dano teve um impacto muito maior do que imaginava inicialmente.

Norris detalha impacto do dano no duto de freio

Segundo o piloto da McLaren, a equipe só conseguiu solucionar o problema antes da última tentativa no SQ3. A mudança no comportamento do carro foi imediata.

“Isso me atrapalhou muito mais do que eu imaginava, porque só conseguimos consertar o problema para a última tentativa.”

“Os caras fizeram um ótimo trabalho para arrumar tudo na última saída, mas o carro ficou completamente diferente e muito melhor.”

O dano surgiu ainda no SQ1 e permaneceu durante todo o SQ2. Como consequência, Norris marcou apenas o décimo melhor tempo da fase e avançou ao SQ3 por apenas 0s081 sobre Pierre Gasly, da Alpine. Assim, o britânico escapou por muito pouco de uma eliminação precoce.

Quero ser VIP

Reparo mudou comportamento da McLaren

Os mecânicos da McLaren conseguiram concluir o reparo antes do SQ3. Com isso, Norris passou da luta para escapar da eliminação à sexta posição no grid, superando Piastri na classificação. Mesmo assim, deixou Silverstone convencido de que poderia ter conquistado um resultado ainda melhor.

“O carro parecia bastante desastroso durante praticamente toda a sessão. Tivemos sorte de conseguir consertá-lo, porque depois parecia um carro completamente diferente.”

“Mas, quando finalmente peguei o jeito do carro na última volta, senti que dava para atacar muito mais. Foi um dia infeliz, embora o ritmo estivesse por ali.”

Britânico vê Mercedes à frente da McLaren

A McLaren já havia apresentado dificuldades no primeiro treino livre. Norris terminou apenas em sétimo, mais de um segundo atrás da Ferrari de Lewis Hamilton, que liderou a sessão. Dessa forma, o problema no duto de freio agravou um início de fim de semana que já era complicado para a equipe.

Ao projetar a corrida sprint, Norris avaliou que a principal disputa da McLaren deverá ser contra a Red Bull. Por outro lado, acredita que a Mercedes de George Russell ainda possui uma vantagem significativa.

“Os carros que estão perto de nós… talvez possamos disputar posição com a Red Bull. A Mercedes do George é claramente muito mais rápida.”

Por fim, Norris afirmou que deixou a classificação com uma sensação mais positiva e espera encontrar mais desempenho antes das atividades deste sábado.

“No fim, fiquei mais satisfeito. Agora preciso entender algumas coisas e ver o que podemos melhorar para amanhã.”

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.