Norris na pole e Verstappen eliminado no Q1 em Interlagos
sábado, 8 de novembro de 2025 às 16:11
Lando Norris
Lando Norris deu sequência ao seu fim de semana quase perfeito em Interlagos. O piloto da McLaren garantiu a pole position para o Grande Prêmio de São Paulo, enquanto Max Verstappen foi eliminado logo no Q1.
Logo no início do Q3, Norris travou os freios na primeira curva e caiu para 10º. No entanto, ele brilhou na segunda tentativa com uma volta incrível de 1m09.511s, superando Kimi Antonelli por 0.174s. Curiosamente, a primeira fila repete exatamente a da corrida curta.
Antonelli, por sua vez, alcançou a melhor posição de largada de sua curta carreira. Além disso, tornou-se o terceiro piloto mais jovem da história da Fórmula 1 a iniciar um GP na primeira fila – um feito notável para o novato da Mercedes.

Logo atrás, Charles Leclerc garantiu o terceiro lugar com sua Ferrari, seguido por Oscar Piastri em quarto.
Verstappen enfrenta pesadelo com o RB21
Enquanto Norris brilhou, Verstappen teve um sábado desastroso. O holandês, que já havia largado em sexto na sprint e terminado em quarto, agora parte apenas da 16ª posição.
É a primeira vez desde o GP da Rússia de 2021 que ele é eliminado ainda no Q1 – e mais impressionante, a primeira vez por pura falta de ritmo desde a China 2017.
Durante suas voltas, Verstappen reclamou insistentemente da falta de aderência do RB21. De fato, o carro parecia instável e imprevisível em cada trecho da pista.
No ano passado, o holandês largou de 17º e venceu com a ajuda da chuva. Desta vez, porém, a previsão indica domingo seco, o que torna a missão bem mais complicada.
Sem um milagre, o resultado pode enterrar suas chances no campeonato, mesmo após três vitórias nas últimas cinco provas – uma sequência que havia recolocado o tetracampeão na briga pelo título.
Red Bull despenca com Tsunoda e Verstappen
Como se não bastasse, Yuki Tsunoda completou o desastre da Red Bull. O japonês marcou o pior tempo e largará em 19º, enquanto Gabriel Bortoleto, da Sauber, não participou da classificação.
Portanto, a primeira vez desde o GP do Japão de 2006 que a Red Bull não coloca nenhum carro no Q2. Para uma equipe acostumada a dominar, o contraste é brutal.
Hamilton e Alonso também ficam pelo caminho
O Q1 foi surpreendente, mas o Q2 não ficou atrás. Lewis Hamilton, que havia largado em 11º na sprint, terminou o sábado ainda mais frustrado. Depois de errar no setor final, o britânico partirá de 13º.
Da mesma forma, Fernando Alonso e Lance Stroll, que haviam feito boa corrida curta com a Aston Martin, foram eliminados e largam em 11º e 14º, respectivamente.
Logo atrás, Alex Albon e Carlos Sainz também ficaram de fora do top 10, garantindo apenas o 12º e o 15º lugar.
McLaren e jovens talentos ditam o ritmo
Norris voltou a comandar o Q2 com 1m09.616s, mas o destaque inesperado foi Oliver Bearman, apenas 0.139s atrás. Com os favoritos fora, a fase final teve uma formação atípica.
Atrás dos quatro primeiros – Norris, Antonelli, Leclerc e Piastri – aparecem Isack Hadjar e Liam Lawson, ambos da Racing Bulls, separados por George Russell. Logo depois vêm Bearman, Pierre Gasly e Nico Hulkenberg fechando o top 10.
Enquanto isso, Franco Colapinto retornou à pista após seu forte acidente na sprint. A Alpine trocou o chassi, o câmbio e reinstalou componentes do motor, permitindo que o argentino participasse da sessão.
Não foi o caso de Gabriel Bortoleto. Mesmo após uma batida brutal de 57g, a Sauber lutou para reparar o carro a tempo para a classificação, mas sem sucesso.
Confira o grid:
| Pos. | Piloto | Equipe | Q1 | Q2 | Q3 | Voltas |
| 1 | Lando Norris | McLaren | 1:09.656 | 1:09.616 | 1:09.511 | 21 |
| 2 | Kimi Antonelli | Mercedes | 1:10.192 | 1:09.774 | 1:09.685 | 16 |
| 3 | Charles Leclerc | Ferrari | 1:09.934 | 1:09.801 | 1:09.805 | 22 |
| 4 | Oscar Piastri | McLaren | 1:09.928 | 1:09.835 | 1:09.886 | 19 |
| 5 | Isack Hadjar | Racing Bulls | 1:10.083 | 1:09.970 | 1:09.931 | 21 |
| 6 | George Russell | Mercedes | 1:09.935 | 1:09.880 | 1:09.942 | 16 |
| 7 | Liam Lawson | Racing Bulls | 1:10.108 | 1:09.950 | 1:09.962 | 21 |
| 8 | Oliver Bearman | Haas F1 Team | 1:09.891 | 1:09.755 | 1:09.977 | 19 |
| 9 | Pierre Gasly | Alpine | 1:09.885 | 1:09.857 | 1:10.002 | 21 |
| 10 | Nico Hulkenberg | Sauber | 1:10.337 | 1:09.985 | 1:10.039 | 23 |
| 11 | Fernando Alonso | Aston Martin | 1:10.181 | 1:10.001 | 15 | |
| 12 | Alexander Albon | Williams | 1:10.115 | 1:10.053 | 18 | |
| 13 | Lewis Hamilton | Ferrari | 1:10.016 | 1:10.100 | 16 | |
| 14 | Lance Stroll | Aston Martin | 1:10.041 | 1:10.161 | 15 | |
| 15 | Carlos Sainz | Williams | 1:10.184 | 1:10.472 | 17 | |
| 16 | Max Verstappen | Red Bull | 1:10.403 | 9 | ||
| 17 | Esteban Ocon | Haas F1 Team | 1:10.438 | 9 | ||
| 18 | Franco Colapinto | Alpine | 1:10.632 | 9 | ||
| 19 | Yuki Tsunoda | Red Bull | 1:10.711 | 9 |
Charles Leclerc, comentar formula 1, F1 2025, ferrari, formula 1, GP de São Paulo, interlagos, Kimi Antonelli, max verstappen, mclaren, mercedes, red bull
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.