Norris, Piastri ou Verstappen? As apostas da nova geração que sonha com a Fórmula 1
sexta-feira, 7 de novembro de 2025 às 15:00A BRB Fórmula 4 Brasil Credenciada pela FIA vai acelerar pela terceira vez seguida em um evento-suporte do Mundial de Fórmula 1. Neste fim de semana (7 a 9/11), no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, os jovens talentos da categoria-escola terão a oportunidade de acompanhar de perto uma etapa decisiva para os rumos da temporada 2025 da competição que é, também, o maior objetivo de suas carreiras. Lando Norris, Oscar Piastri (ambos da McLaren) e Max Verstappen (Red Bull) lutam diretamente pelo título mundial neste ano.
Os três primeiros colocados no campeonato estão separados por meros 36 pontos. O britânico Lando Norris é o líder da tabela, com 357 tentos, apenas um a mais em relação ao australiano Oscar Piastri. Os companheiros de equipe lutam pelo primeiro título na Fórmula 1, enquanto o tetracampeão Max Verstappen (321 pontos) busca igualar a marca do lendário Juan Manuel Fangio e chegar ao pentacampeonato. Interlagos será uma jornada decisiva para o trio.
Vencedor em Interlagos em 2019, 2023 e 2024, Max Verstappen é o preferido dos pilotos da BRB Fórmula 4 Brasil, categoria promovida pela Vicar, a mesma responsável pela BRB Stock Car Pro Series — a principal competição do automobilismo no Brasil. A maior parte dos jovens aspirantes aposta no holandês tanto para a vitória no GP de São Paulo de Fórmula 1 como para a conquista do título mundial.
Clima de decisão — Os pilotos da BRB Fórmula 4 que estarão em ação no fim de semana de evento-suporte do GP de São Paulo de Fórmula 1 vão acompanhar, de um ponto de vista muito privilegiado, um capítulo importante para a definição do título mundial em 2025.
Caçula do campeonato, com apenas 15 anos, Pedro Lima é um dos que acredita que o holandês será o grande nome não apenas em São Paulo, mas no restante da temporada. “Sou muito fã do Verstappen. Minha aposta é nele e também para que seja um fim de campeonato muito disputado. Torcendo para que essa luta pelo título seja decidida na última etapa, em Abu Dhabi”.
Estreante na Fórmula 4 Brasil em 2025, o jovem Pietro Mesquita, de 16 anos, revela ter o coração dividido sobre para quem torcer neste fim de campeonato na Fórmula 1. “Acredito que o Max é o grande favorito para vencer em Interlagos, até por conta da previsão de chuva para o fim de semana. Agora, para levar o título, acredito que o principal candidato seja o Norris pelo momento atual, mas minha torcida vai para o Verstappen, primeiramente, e depois para o Piastri. Mas a minha preferência é pelo Max”, contou.
Piloto da Cavaleiro Sports, o “rookie” Enricco Abreu enalteceu o tetracampeão, embora creia que o futuro vencedor do título de 2025 da Fórmula 1 será outro concorrente. “Minha torcida é pelo Verstappen porque foi o piloto que mais sofreu na pilotagem do seu carro durante o ano. Mas não deixo de destacar o Norris, que é quem eu acredito que será o campeão, mas a torcida aqui é pelo Max”, declarou.
Naim Saleh, que fará sua estreia na categoria-escola brasileira no fim de semana de preliminar da Fórmula 1, é outro que acredita na força do piloto da Red Bull. “Estou na torcida pelo Verstappen. Ele tem feito uma grande temporada. Se tudo der certo, ele será pentacampeão neste ano”.
Em contrapartida, o “rookie” Cadi Baptista destoa dos seus adversários na pista e mostra preferência por outro postulante ao título. “Minha torcida neste ano está com o Norris. Acho que ele tem sido muito consistente ao longo do ano. Ele teve duas quebras, algo que tirou muitos pontos dele. Então, minha torcida vai ser para o Lando nessa etapa e para o campeonato”, declarou o paulista, um dos pilotos que venceu na temporada 2025 da BRB Fórmula 4 Brasil.
Programação e transmissão — A BRB Fórmula 4 Brasil terá uma programação mais enxuta que o habitual em Interlagos. As atividades de pista vão começar na sexta-feira, 7 de novembro, com um treino livre, às 9h05, enquanto a classificação será realizada às 17h. O sábado traz duas corridas, sendo a primeira às 9h25 e a segunda no período da tarde, largando às 16h35, ambas com 25 minutos de duração. A prova que fecha o fim de semana da categoria em Interlagos terá 18 minutos e largada às 9h20 de domingo.
A jornada que representará a terceira vez em que a BRB Fórmula 4 Brasil como evento-suporte do GP de São Paulo de Fórmula 1 será extracampeonato, de modo que não contará pontos para a temporada 2025 da categoria, que tem o gaúcho Heitor Dall’Agnol (TMG Racing) como líder da tabela, com 199 pontos. Com foco na sequência da sua carreira na Europa, o piloto de 16 anos nascido em Passo Fundo vai se dedicar a treinos no Velho Mundo e, portanto, não vai correr no evento em Interlagos, assim como o mato-grossense Rogério Grotta (Cavaleiro Sports).
Filippo Fiorentino, também da equipe baseada em Americana, é o vice-líder da tabela de pontos, com 120. Murilo Rocha (Starrett Bassani F4) aparece em terceiro, com 116, seguido por Pedro Lima e por Pedro Lins, ambos também do time liderado por Eduardo Bassani, com 110 e 86 pontos, respectivamente.
As corridas deste fim de semana de BRB Fórmula 4 Brasil como evento-suporte do GP de São Paulo de Fórmula 1 terão transmissão ao vivo pela emissora por assinatura BandSports e pelo canal Esporte na Band no YouTube.
BRB Fórmula 4 Brasil
Programação em Interlagos (horário local)
Sexta-feira, 7 de novembro
09h05 – Treino Livre
17h00 – Classificação
Sábado, 8 de novembro
09h25 – Corrida 1 (25 minutos)
16h35 – Corrida 2 (25 minutos)
Domingo, 9 de novembro
09h20 – Corrida 3 (18 minutos)
formula 4, interlagos, lando norris, max verstappen, oscar piastri
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.
