Norris na frente em Monza: classificação promete duelo intenso
sábado, 6 de setembro de 2025 às 8:35Equilíbrio entre as equipes domina o treino livre
Lando Norris foi o mais rápido no treino livre final para o Grande Prêmio da Itália. A qualificação, no entanto, parece ser excepcionalmente acirrada. Isso porque o grid inteiro ficou separado por menos de um segundo quando a bandeira quadriculada marcou o fim da sessão.
Norris, por sua vez, produziu a melhor volta do fim de semana. Ele completou o circuito de 5,7 quilômetros de Monza em 1min19s331 – apenas quatro milésimos de segundo mais lento que a pole position que ele mesmo conquistou no ano passado. Charles Leclerc, por exemplo, quase o superou no final da sessão, mas ficou a dois centésimos de segundo.
Essa melhoria tardia do piloto da Ferrari negou à McLaren uma dobradinha na sessão. Oscar Piastri, em terceiro, foi seguido por Max Verstappen, que ficou apenas dois milésimos de segundo atrás em sua Red Bull. George Russell, que terminou em quinto, também conseguiu fazer uma volta dentro de dois décimos do tempo de referência de Norris.
Gabriel Bortoleto impressionou pela Sauber, conquistando o sexto melhor tempo. Sua volta de 1min19s558 o colocou à frente da Ferrari de Lewis Hamilton.

Problemas na pista e investigações em andamento
Todo o top 10 ficou comprimido em pouco mais de quatro décimos de segundo. Além disso, Isack Hadjar conquistou o oitavo lugar para a Racing Bulls, mas está sob investigação. A razão é simples: ele retornou à pista incorretamente após sair na chicane Roggia.
Andrea Kimi Antonelli colocou sua Mercedes em nono. A Williams, que impressionou na sexta-feira, não foi além do 10º lugar, com Alexander Albon.
Oliver Bearman expressou sua frustração com a Haas. Ele se sentiu incomodado com a falta de gerenciamento de sua equipe depois de se distrair com seu companheiro de equipe na Rettifilo, no final da sessão. Esteban Ocon, que terminou o treino em último, também irritou Verstappen na mesma curva mais cedo.
Verstappen reclamou de seu rival pelo rádio depois que o piloto da Haas o ultrapassou na saída da Rettifilo. O piloto da Red Bull, então, o ultrapassou de volta e pareceu desacelerar na frente de Ocon como retaliação, quando se aproximaram da chicane Roggia.
Confira os tempos:
comentar formula 1, ferrari, formula 1, gp da italia, lando norris, max verstappen, mclaren, mercedes, monza, Qualificação F1, red bull, sergio perez
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.