Norris em Monza: cautela e otimismo da McLaren
sexta-feira, 5 de setembro de 2025 às 14:15O desafio de Lando Norris em Monza
Lando Norris cravou o melhor tempo no treino livre 2 em Monza, mas a vantagem sobre os rivais não o deixou tranquilo. O piloto da McLaren ficou à frente, porém a diferença para os adversários é pequena. O carro da Ferrari de Charles Leclerc e o da Williams de Carlos Sainz estavam a menos de um décimo do seu tempo. Por isso, Norris reagiu com cautela ao final do dia.
“Normalmente, a essa altura, temos um segundo de diferença para todos. Mas, agora, eles estão um pouco mais próximos do que eu gostaria”, comentou o piloto.
A equipe progrediu do TL1 para o TL2, um ponto positivo, mas Norris acredita que ainda há trabalho a fazer. Ele ressaltou a necessidade de ampliar a vantagem para se sentir mais seguro. “Acho que foi bom termos melhorado algumas coisas do TL1 para o TL2, mas eles estão perto demais. Eu preciso tentar aumentar a diferença para ficarmos mais confortáveis,” acrescentou.

O ponto fraco da McLaren em baixa pressão aerodinâmica
O desempenho com os pneus macios não deixou Norris mais otimista. A dificuldade para extrair o máximo do MCL39 é visível. Ele explicou a diferença entre o circuito de Zandvoort, onde a McLaren brilhou, e a pista de Monza. “Aqui é o oposto completo. Em Zandvoort fomos facilmente os mais rápidos e o carro estava incrível. Aqui é o contrário”, disse ele.
A equipe já esperava essa situação. Eles sabem que têm um déficit em pistas de baixa pressão aerodinâmica, o que pode abrir a porta para uma vitória de outra equipe. “Não estou surpreso, era o que esperávamos. Acredito que não performamos no mesmo nível nessas condições de baixa pressão aerodinâmica”, explicou. No entanto, Norris ainda mantém a confiança. “Os concorrentes se aproximam e isso dificulta nossa vida. Mas, acho que ainda estamos bem. Com algumas pequenas melhorias, ficaremos um pouco melhores,” completou o piloto.
A luta pela pole e a estratégia de corrida
O ritmo de corrida de Norris pareceu ser o mais forte. Dados da Fórmula 1 mostraram uma vantagem de dois décimos sobre Max Verstappen e quatro sobre Carlos Sainz. Comparado ao ano anterior, a performance está melhor. No entanto, Norris se mostrou cauteloso. “Fiz algumas voltas no final com o pneu médio. Estamos por ali. Não sei o quão forte o ritmo foi, mas sinto que está melhor do que no ano passado. Isso foi quando tive ar limpo durante toda a corrida”, lembrou.
A posição na pista será crucial, já que o ar sujo pode tornar a prova mais complexa. “Quando você está em ar sujo, a corrida pode facilmente ter duas paradas,” concluiu. Assim, a pole position se torna o objetivo principal de Norris para o treino de classificação de sábado, já que a posição na pista definirá a estratégia para a corrida.
Análise de Corrida, carlos sainz, Charles Leclerc, comentar formula 1, ferrari, formula 1, grande premio da italia, lando norris, max verstappen, mclaren, monza, ritmo de corrida, treino livre f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.