Norris lidera treino em Monza; Antonelli bate de novo
sexta-feira, 5 de setembro de 2025 às 13:05
O retorno de Norris após o abandono
Lando Norris deu o primeiro passo para diminuir a desvantagem em relação ao seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, no campeonato de pilotos. Recentemente, o piloto britânico sofreu uma falha técnica rara com apenas sete voltas para o fim do GP da Holanda no último domingo. Por consequência, ele abandonou a corrida, o que o deixou 34 pontos atrás de Piastri, que venceu e, assim, se colocou em uma posição privilegiada na disputa pelo título.
Em busca de uma resposta imediata, Norris estabeleceu o tempo mais rápido no treino para o GP da Itália em Monza. Com efeito, ele registrou a melhor volta em 1m19s878s.
Ferrari e Williams se aproximam
Atrás dele, Charles Leclerc, da Ferrari, e Carlos Sainz, da Williams, ficaram a menos de um décimo do tempo de Norris. Por outro lado, Piastri foi apenas o quarto mais rápido. Além disso, ele está sendo investigado pelos comissários por não seguir as instruções do diretor de prova Rui Marques.
Para Kimi Antonelli, o treino em Monza não poderia ter sido pior. Embora precisasse de um final de semana sem incidentes, especialmente após o que aconteceu em Zandvoort, o jovem de 19 anos sofreu outro momento terrível.

O drama de Antonelli em Monza
Exatamente um ano depois de bater nos primeiros minutos do primeiro treino, pouco antes de ser confirmado como piloto da Mercedes, Antonelli novamente foi parar na brita. Ele perdeu a traseira de seu W16 na chicane Ascari, portanto, sua volta para a pista ficou impossibilitada. Em seguida, o incidente causou uma bandeira vermelha e uma interrupção de sete minutos.
Antes da paralisação, Norris estava dois décimos à frente de Piastri com uma volta de 1m21s012s, usando pneus médios. O tempo, todavia, estava quase um segundo atrás do ritmo de Lewis Hamilton, que liderou o TL1 com sua Ferrari.
Norris na frente após a bandeira vermelha
Depois da retomada da sessão, o tempo de Norris não durou muito no topo. Isso porque Sainz, que usava os pneus Pirelli de faixa amarela, ficou meio segundo à frente. Numa pista que se espera favorecer a Williams neste final de semana, o desempenho de Sainz chamou bastante a atenção.
Na metade do treino, ao trocar para pneus macios, Norris foi o primeiro piloto a quebrar a barreira dos 80 segundos no treino, marcando 1m19s878s. Consequentemente, esse tempo não foi superado. Hamilton, que liderou o TL1, marcou o segundo tempo mais rápido, dois décimos atrás de Norris.
Leclerc, por outro lado, reclamou de “não ter aderência, nada mesmo”, depois de sua volta rápida que o deixou meio segundo atrás de Norris.
Sainz, em uma segunda tentativa, registrou um tempo apenas 0s096 atrás de Norris. Depois, Verstappen entrou na disputa. Visto que cometeu um erro em sua primeira volta, ele se posicionou apenas sete milésimos atrás de Hamilton, em quarto.
Piastri, que ficou atrás de Norris em sua primeira tentativa, fez um segundo esforço e marcou 1m20s059s, em terceiro lugar. Finalmente, Leclerc encontrou alguma aderência e terminou 0s083 atrás do britânico.
Classificação final e problemas na pista
Nas longas sequências de voltas que se seguiram, Leclerc escapou de um incidente grave na Ascari, travando a roda dianteira esquerda na aproximação. Ele foi forçado a atravessar a brita antes de conseguir voltar à pista.
Minutos depois, Hamilton quase saiu da pista na segunda curva de Lesmo. É uma cena comum, já que muitos pilotos acabam na brita com o lado esquerdo do carro.
No final da sessão, Piastri foi o quarto mais rápido. Em seguida, vieram Hamilton e Verstappen. Alex Albon, da Williams, e Nico Hulkenberg, da Sauber, ficaram na sequência. Por fim, Yuki Tsunoda, da Red Bull, e George Russell, da Mercedes, completaram o top 10. Ainda assim, Russell ficou quatro décimos atrás do ritmo de Norris.
Franco Colapinto, da Alpine, foi o mais lento. Usando pneus macios, ele terminou dois décimos atrás de Antonelli, que usou pneus duros e completou apenas quatro voltas.
Confira os tempos:
carlos sainz, Charles Leclerc, comentar formula 1, ferrari, formula 1, gp da italia, Kimi Antonelli, lando norris, lewis hamilton, max verstappen, mclaren, mercedes, monza, oscar piastri
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.