Norris lidera o TL3 no México à frente de Hamilton

sábado, 25 de outubro de 2025 às 15:39

Lando Norris

Norris domina o TL3 no México

Lando Norris fechou o terceiro treino livre do GP do México no topo da tabela. O piloto da McLaren marcou 1:16.633s, superando Lewis Hamilton e George Russell com autoridade. Assim, a equipe britânica confirmou um ritmo competitivo antes da classificação.

Hamilton reagiu bem após um início difícil e colocou a Ferrari em segundo. Logo atrás, Russell completou o top 3. Charles Leclerc foi o quarto mais rápido, seguido pelo líder do campeonato Oscar Piastri em quinto. Max Verstappen, por sua vez, ficou em sexto no Autódromo Hermanos Rodríguez, longe do desempenho mostrado no TL2.

Problemas de freio marcam o treino

A sessão começou movimentada. Lance Stroll foi o primeiro a sair com pneus macios, enquanto os principais pilotos ainda aguardavam nos boxes. Poucos minutos depois, o atual campeão Verstappen iniciou suas voltas rápidas com pneus médios e marcou 1:18.914s.

Logo em seguida, Hamilton também foi para a pista com compostos médios, mas travou na curva 1 em sua primeira tentativa. A dupla da Ferrari não conseguiu superar os tempos iniciais de Verstappen. Leclerc, inclusive, relatou problemas de frenagem no SF-25.

Enquanto isso, a maioria dos pilotos usava pneus médios, mas Carlos Sainz assumiu a ponta com 1:18.028s usando macios. No primeiro giro de Norris, ele travou as rodas traseiras e precisou abortar a volta. Logo depois, porém, subiu para terceiro, atrás de Sainz e Verstappen. Piastri, por outro lado, teve dificuldade para encontrar ritmo e ficou apenas em 13º nos primeiros 20 minutos.

Quero ser VIP

McLaren reage na metade da sessão

Na metade do treino, Norris reagiu com força. Ele colocou a McLaren na frente com 1:18.015s usando pneus médios, enquanto Piastri ainda ocupava a nona posição. A Mercedes entrou na briga com Russell e Kimi Antonelli, ambos muito próximos dos tempos de Norris e Verstappen.

Além disso, os problemas de freio se espalharam. Alex Albon e Gabriel Bortoleto também travaram pneus, tanto com médios quanto com macios. A McLaren, por sua vez, aproveitou o intervalo para ajustar a altura traseira do carro de Norris, buscando estabilidade para o stint final com pneus macios.

Últimos minutos com pneus macios mudam o cenário

Nos minutos finais, a pista evoluiu rapidamente. Albon continuou enfrentando dificuldades com o Williams FW47, travando novamente em duas tentativas seguidas. Em seguida, os pilotos iniciaram as voltas decisivas com os compostos macios, o que transformou completamente o panorama.

Primeiro, Piastri saltou para a liderança. No entanto, Leclerc reagiu imediatamente e tomou o topo. Antonelli então marcou 1:17.253s e assumiu a ponta temporariamente, mas Hamilton melhorou em 0.275s e o superou. Assim, a disputa pelo primeiro lugar ficou intensa até o fim.

Enquanto isso, Fernando Alonso enfrentou um contratempo após testar seis jogos de pneus diferentes. Um problema no carro o obrigou a abandonar os minutos finais do TL3. Mesmo com as mudanças de posição no topo, Norris manteve a liderança até o encerramento da sessão, confirmando o ótimo desempenho da McLaren antes da classificação.

Confira os tempos:

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.