Norris lidera dobradinha da McLaren no TL1 na Holanda

sexta-feira, 29 de agosto de 2025 às 8:36

Lando Norris

Lando Norris começou o fim de semana do GP da Holanda impressionando. No primeiro treino livre, o britânico cravou 1m10.278s e deixou claro que pretende pressionar o companheiro de equipe Oscar Piastri na disputa pelo título da Fórmula 1.

Atualmente, Norris está nove pontos atrás de Piastri. Entretanto, chega com grande confiança, já que venceu três das quatro últimas corridas.

Isso aconteceu após o incidente no GP do Canadá, quando colidiu com o australiano. Portanto, embora seja cedo para tirar conclusões, sua performance funcionou como um verdadeiro recado.

Quero ser VIP
 

Vale destacar que o tempo do britânico superou por pouco a pole position do ano passado, que foi seis décimos mais rápida. Piastri, por outro lado, terminou 0.292s atrás.

Enquanto isso, a Aston Martin surpreendeu com Lance Stroll e Fernando Alonso em terceiro e quarto, respectivamente, meio segundo atrás.

Sessão marcada por erros e bandeiras vermelhas

O TL1 terminou de maneira dramática. No último momento, Max Verstappen entrou forte demais na curva 1, travou pneus e atravessou a brita.

Lewis Hamilton, por sua vez, busca se recuperar após um começo de temporada complicado. Entretanto, sofreu uma rodada precoce em sua Ferrari, o que impactou sua confiança.

O heptacampeão mundial terminou apenas em 15º, 1.682s atrás de Norris. Inicialmente, ele registrou 1m13.306s com pneus médios. Porém, logo foi superado por Verstappen e outros pilotos.

Apenas 11 minutos após o início, as rodadas de Hamilton e Yuki Tsunoda em pontos críticos da pista provocaram uma bandeira vermelha. Em seguida, Kimi Antonelli também foi para a brita, evidenciando uma primeira parte de treino difícil para vários pilotos.

Norris se destaca com pneus macios e confirma vantagem

Após o recomeço, os erros continuaram. Carlos Sainz, por exemplo, passou pela brita na curva 12. Entretanto, Verstappen conseguiu baixar seu tempo para 1m11.986s. Em seguida, Piastri melhorou dois décimos e assumiu a ponta provisória, enquanto Norris estava 0.451s atrás.

Quando a troca para os pneus macios ocorreu, Norris rapidamente cravou 1m10.278s e garantiu a liderança até o fim da sessão. Piastri tentou reagir com uma segunda volta mais rápida, mas terminou 0.292s atrás.

Enquanto isso, Stroll ficou em terceiro, seguido por Alonso, Alex Albon e Verstappen em sexto. George Russell, Sainz, Gabriel Bortoleto e Pierre Gasly completaram os 10 primeiros.

Charles Leclerc destacou que a Ferrari não se adaptou bem ao circuito, terminando 14º, ligeiramente à frente de Hamilton, enquanto Tsunoda ficou em 16º.

Antonelli fechou a tabela quatro segundos atrás, com apenas seis voltas completadas. Consequentemente, poderá perder ainda mais dados importantes, já que a previsão indica chuva para o TL2.

Estratégia e preparação para a corrida

Com a mudança para pneus macios no meio da sessão, os pilotos puderam medir o ritmo real de corrida. Assim, após a performance impressionante de Norris, as equipes concentraram-se em simulações de corrida para coletar dados cruciais.

Além disso, a previsão de chuva no TL2 limita a chance de novas voltas competitivas, aumentando a importância do que foi feito na sessão inaugural.

Portanto, Norris sai do TL1 como referência em Zandvoort, mostrando ritmo e confiança para desafiar Piastri e os demais rivais no GP da Holanda.

Resultado do TL1:


 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.