Norris: Ferrari dominaria a F1 com motor mais forte

domingo, 14 de junho de 2026 às 14:35

Lando Norris

A Ferrari poderia estar dominando a Fórmula 1 se tivesse uma unidade de potência mais competitiva. Essa é a opinião de Lando Norris após o GP de Barcelona.

O piloto da McLaren saiu de Barcelona convencido de que a equipe italiana possui atualmente o melhor carro nas curvas.

Norris terminou a corrida em terceiro lugar, 23.7 segundos atrás do vencedor Lewis Hamilton. Ele acompanhou de perto o impacto do novo pacote de atualizações levado pela Ferrari ao circuito espanhol.

Por isso, o britânico acredita que um avanço no motor poderia colocar a equipe de Maranello em uma posição dominante no campeonato.

Quero ser VIP
 

Norris destaca vantagem da Ferrari nas curvas

Durante o fim de semana em Barcelona, a Ferrari introduziu um pacote composto por oito atualizações. Como resultado, o SF-26 apresentou uma evolução significativa em performance nas curvas.

Consequentemente, diversos rivais ficaram impressionados com o comportamento do carro.

“Nós temos sorte da Ferrari não ter um motor melhor neste momento”, afirmou Norris à Sky Sports F1. “Se eles tivessem um motor melhor, estariam dominando. Neste momento, eles são a referência do grid em desempenho nas curvas”.

Segundo Norris, a McLaren ainda está distante desse nível em áreas importantes.

“Nem estamos perto deles. Essa é a realidade. Estamos muito longe de onde precisamos estar. Se eles fizerem melhorias no motor, vão constranger todo mundo. Portanto, precisamos trabalhar duro e entender onde podemos evoluir”.

Ferrari ganha margem para evoluir a unidade de potência

Enquanto isso, a primeira avaliação do sistema ADUO (Additional Development and Upgrade Opportunities) trouxe uma notícia positiva para a Ferrari.

De acordo com a análise, a UP da fabricante italiana está mais de 4% abaixo da referência estabelecida pela Red Bull Powertrains.

Dessa forma, a Ferrari recebeu autorização para realizar duas atualizações no motor ainda nesta temporada. Além disso, poderá promover mais duas evoluções no próximo campeonato.

Assim, a marca italiana ganha uma oportunidade importante para reduzir a desvantagem nas retas. Ao mesmo tempo, poderá manter uma das principais qualidades do carro: a performance nas curvas.

Andrea Stella vê Ferrari como referência do grid

Norris não foi o único integrante da McLaren a elogiar a Ferrari. Andrea Stella também destacou o salto da equipe italiana. Segundo o chefe da McLaren, as atualizações entregaram exatamente o resultado esperado.

“A Ferrari conseguiu atualizar o carro, ganhou desempenho e agora está em posição de vencer corridas. Hoje, eles conseguiram aproveitar essa oportunidade”, afirmou.

No entanto, Stella reconheceu que a McLaren ainda precisa encontrar mais velocidade.

“Definitivamente, ainda há trabalho a ser feito em termos de performance do carro. Principalmente nas curvas de média, vemos que a Ferrari é a mais rápida. Entretanto, ela não é necessariamente a mais veloz nas retas”, explicou.

“Do ponto de vista da McLaren, somos competitivos nas curvas de alta velocidade, como as curvas 3, 9 e 14. No entanto, enfrentamos dificuldades de aderência nas curvas de média e baixa velocidade”.

Ferrari segue como ameaça para as próximas corridas

Embora Stella acredite que a Mercedes possa apresentar o melhor conjunto entre carro e UP no GP da Áustria, ele não espera uma mudança no principal ponto forte da Ferrari.

Na visão do chefe da McLaren, a equipe italiana continuará sendo a referência quando o assunto for velocidade em curvas. Portanto, a disputa pelo topo do grid promete ficar ainda mais equilibrada nas próximas etapas.

Caso a Ferrari consiga aproveitar a liberdade concedida pelo sistema ADUO e encontre mais potência no motor, a previsão feita por Norris poderá se transformar em realidade. Nesse cenário, a Scuderia passaria a ser a principal força da F1.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.