Norris derrota Verstappen e faz a pole em Austin

sábado, 19 de outubro de 2024 às 20:09

Lando Norris

Lando Norris venceu um duelo com Max Verstappen na classificação para o GP dos Estados Unidos e conquistou a pole position.

Verstappen vinha com parciais para bater o tempo de Norris na segunda tentativa, mas foi prejudicado por uma bandeira amarela devido à batida de George Russell.

O tricampeão mundial foi dois décimos de segundo mais rápido que seu rival mais próximo, Charles Leclerc, no Q1, e ficou um quarto de segundo à frente de Carlos Sainz no Q2, cravando o melhor tempo em todos os três setores.

Contudo, Norris acertou uma volta impressionante na primeira tentativa do Q3 e deixou seu rival sob pressão. Verstappen respondeu fazendo o melhor primeiro setor, mas Russell bateu em uma barreira e a bandeira amarela encerrou a sessão.

É a primeira pole position da McLaren nos Estados Unidos desde Lewis Hamilton em 2007, mas em um circuito onde o primeiro colocado no grid nas 11 edições anteriores do evento só venceu cinco vezes.

Sainz completou os três primeiros, à frente de Leclerc, da segunda McLaren de Oscar Piastri e de Russell.

Pierre Gasly obteve em um excelente sétimo lugar para a Alpine, à frente de Fernando Alonso, Kevin Magnussen e Sergio Perez.

O mexicano teve sua primeira volta no Q3 excluída por exceder os limites de pista na curva 9 e não pôde marcar um tempo na segunda por causa da batida de Russell.

Foi uma classificação desastrosa para Lewis Hamilton.

Estando entre os cinco últimos enquanto fazia sua volta rápida final com pneus macios novos, Hamilton cometeu um erro na curva 12 e cruzou a linha tomando mais de um segundo do líder Verstappen.

O heptacampeão mundial terminou em 19º, à frente apenas de Zhou Guanyu – que marcou o tempo mais lento pela sexta vez consecutiva.

Hamilton ganhará uma posição porque Liam Lawson tem uma punição no grid pesada por diversas trocas de componentes da unidade de potência.

Lawson, substituindo Daniel Ricciardo na RB, conseguiu um impressionante terceiro lugar no Q1. Os outros eliminados no segmento inicial foram Alex Albon, Franco Colapinto e Valtteri Bottas.

Todos eles largarão à frente de Lawson, que teve uma pequena participação no Q2 dando vácuo ao seu companheiro de equipe Yuki Tsunoda em duas ocasiões antes de terminar sem nenhum tempo.

No entanto, os esforços de Lawson foram em vão, já que Tsunoda foi apenas o 11º, perdendo para Magnussen por 0.032s.

Confira o resultado da classificação:


 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.