Norris confia em recuperação apesar de punição em Spa

sexta-feira, 17 de julho de 2026 às 10:22

Lando Norris

Lando Norris demonstrou confiança de que a McLaren conseguirá minimizar os efeitos da punição no grid e salvar seu fim de semana no GP da Bélgica.

Afinal, Spa-Francorchamps tradicionalmente oferece boas oportunidades de ultrapassagem para pilotos que largam mais atrás.

O atual campeão da Fórmula 1 perderá 10 posições no grid depois que a McLaren decidiu instalar uma quarta unidade de controle eletrônico em seu carro.

Dessa forma, a equipe poderá utilizar as mais recentes melhorias de confiabilidade desenvolvidas pela Mercedes HPP.

Pelo regulamento de 2026, cada piloto pode utilizar três unidades de CE sem sofrer punição. No entanto, a primeira troca além desse limite resulta automaticamente em uma perda de 10 posições no grid.

Além disso, tanto Norris quanto Oscar Piastri receberão um novo motor de combustão interna (ICE) em Spa. Entretanto, como essa substituição ainda está dentro da cota permitida pelo regulamento, ela não gera qualquer penalização.

Quero ser VIP
 

Spa pode favorecer recuperação de Norris

Historicamente, Spa-Francorchamps é o circuito escolhido por diversas equipes para cumprir punições relacionadas à troca de componentes da unidade de potência.

Isso ocorre porque seus pouco mais de sete quilômetros de extensão oferecem várias oportunidades de ultrapassagem ao longo da corrida.

Em contrapartida, circuitos como Hungaroring e Zandvoort dificultam significativamente esse tipo de recuperação. Por isso, Norris acredita que a estratégia adotada pela McLaren pode limitar os prejuízos.

Ainda assim, o britânico admitiu que a nova geração de carros gera algumas dúvidas sobre a facilidade para ultrapassar.

“Teremos de esperar para ver como serão as ultrapassagens”, afirmou Norris à imprensa ao ser questionado se conseguiria minimizar os danos, como outros pilotos fizeram em Spa nos últimos anos.

Segundo ele, anteriormente a maior parte da energia elétrica era utilizada logo no início da volta.

“A maioria dos pilotos usava praticamente toda a bateria até a curva 5 (Les Combes). Você passava de praticamente 100% de carga para zero. Portanto, depois disso a bateria tinha pouca utilidade. Assim, teremos de esperar para ver como será”.

McLaren aposta na velocidade de reta

Apesar das incertezas, Norris acredita que a McLaren pode contar com uma pequena vantagem de velocidade em reta sobre alguns adversários. Consequentemente, isso poderá facilitar parte da recuperação durante a corrida.

“Provavelmente temos uma pequena vantagem de velocidade em reta em comparação com os carros que estarão um pouco mais atrás. Portanto, devemos ter uma boa oportunidade. Mas, no geral, acredito que ultrapassar aqui pode ser bastante difícil”.

Por outro lado, Norris destacou que Spa preserva uma característica importante: o forte efeito do vácuo. Algumas retas não contam com o modo de baixa resistência aerodinâmica, o que aumenta ainda mais a possibilidade de aproximação entre os carros.

“O vácuo é muito forte e ainda existem algumas retas onde não há o modo de baixa resistência aerodinâmica. Portanto, o efeito do vácuo é bastante significativo e você consegue ganhar uma boa vantagem”.

Norris mantém confiança para o fim de semana

Por fim, Norris reforçou que, mesmo sem todas as respostas sobre o comportamento dos carros de 2026, Spa continua sendo uma pista muito mais favorável para cumprir punições do que outros circuitos do calendário.

“Ainda não tenho todas as respostas. No entanto, sabemos que Spa é melhor do que Zandvoort e Hungria para cumprir punições. Espero que meu fim de semana não termine antes mesmo de começar. Estou confiante de que podemos ter um bom fim de semana. Vamos esperar para ver”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.