Norris: Colton Herta já deveria estar na F1

terça-feira, 16 de setembro de 2025 às 9:01

Colton Herta

Lando Norris acredita que Colton Herta deveria conquistar uma vaga na Fórmula 1 já em 2026 ao invés de esperar até 2027. Para o britânico, o americano da IndyCar já provou que está pronto para competir no mais alto nível.

Herta foi anunciado como piloto de testes oficial da Cadillac para 2026. Porém, ainda não cumpre os requisitos para obter a superlicença da FIA.

Por esse motivo, a solução encontrada foi colocá-lo na Fórmula 2 no próximo ano a fim de acumular os pontos necessários. Ainda assim, Norris entende que a experiência do piloto de 25 anos na IndyCar já deveria bastar.

Quero ser VIP
 

“Ele é capaz de guiar um carro de F1 em altíssimo nível”, afirmou Norris ao jornal Indy Star. “Além disso, é melhor do que muitos nomes que surgem na F3 ou na F2. Portanto, se eu fosse o chefe, não o obrigaria a disputar a F2”.

IndyCar ainda é subestimada

Norris conhece Herta de longa data, já que foram companheiros de equipe na Carlin há quase 10 anos, na categoria que hoje corresponde à F4 Britânica. Justamente por isso, o piloto da McLaren reforça que o nível da IndyCar segue sendo constantemente subestimado.

“A IndyCar é um dos campeonatos mais duros do mundo”, destacou. “Eu mesmo já pilotei um carro e sei como é exigente. Além disso, a qualidade dos pilotos é altíssima. Portanto, mesmo sem saber quantos pontos de superlicença a FIA concede, eu colocaria a IndyCar acima da F2”.

COTA acelera obras para receber nova equipe

Enquanto isso, Bobby Epstein, presidente do Circuito das Américas e promotor do GP dos EUA em Austin, confirmou à Newsweek que a expansão do paddock já começou. O objetivo é preparar a estrutura para a chegada da 12ª equipe em 2026.

“Precisamos construir novos boxes porque haverá mais uma equipe no grid”, explicou. “Alguém comentou que seriam os boxes da Cadillac. No entanto, respondi: ‘O que faz você pensar que a Cadillac será a última colocada?'”

Epstein ressaltou que a ordem dos boxes segue a classificação final do campeonato anterior. Desse modo, os espaços automaticamente ficarão para a Cadillac. Ainda assim, ele reforçou que não espera ver a equipe americana nas últimas posições.

Sucesso americano pode elevar a F1 nos EUA

Além disso, Epstein acredita que o sucesso de um piloto dos Estados Unidos teria impacto direto na popularidade da F1 no país.

“Além do COTA e do nosso GP, um campeão americano levaria a categoria a outro patamar”, concluiu.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.