Norris aponta desvantagem importante dos novos carros

sexta-feira, 6 de janeiro de 2023 às 10:47

Lando Norris

Lando Norris destacou a falta de vácuo como uma desvantagem importante dos novos carros de Fórmula 1 introduzidos em 2022.

Houve uma revolução nas regras técnicas na temporada passada, com os carros agora sendo projetados ao redor do efeito solo, onde o downforce é produzido pelo assoalho e pela parte inferior do monoposto.

Também houve um trabalho visando minimizar o chamado ar “sujo” a fim de evitar que o piloto perca downforce atrás de outro carro.

Entretanto, esse ar sujo também proporcionava vácuo e permitia a aproximação do piloto em perseguição, com Norris citando o GP de Bélgica como um exemplo.

“Eu diria que as disputas definitivamente se tornaram mais divertidas”, disse o piloto da McLaren à mídia.

“Às vezes, você está um pouco mais rápido, mas não consegue fazer nada e fica preso atrás a corrida inteira, mas pelo menos parece que há mais chances das disputas acontecerem”.

“Algumas pistas foram piores para isso porque está mais difícil ultrapassar e lutar, já que o vácuo é muito menor – algo que as pessoas realmente não comentaram”.

“Spa, por exemplo, foi uma das piores corridas para ultrapassar – não foi ruim, mas também não tão bom. Você quase podia ultrapassar na reta oposta inteira antes da última chicane porque o vácuo era enorme”.

“Agora, ao invés de ganhar meio segundo, você ganha um décimo e o DRS não faz absolutamente nada sem o flap (devido ao menor ângulo da asa)”.

“Portanto, ficou pior em Spa, mas melhorou na maioria dos circuitos. Então, no fim das contas, eu acho que as novas regras foram uma coisa boa”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.