Nico Rosberg preocupado com a tocada de jovem promessa da F1

segunda-feira, 22 de abril de 2024 às 18:07

Martin Brundle e Nico Rosberg

Depois de cinco corridas, as tendências começam a surgir no grid da Fórmula 1 e os pilotos estão descobrindo se seus carros de 2024 lhes agradam ou não.

Embora muitos ajustes possam ser feitos – como Lewis Hamilton mostrou em seu detrimento entre a corrida Sprint e a classificação – há aspectos fundamentais da técnica e tocada de cada piloto que são difíceis de mudar.

Comentando a corrida pela Sky Sports F1, Nico Rosberg admitiu estar preocupado com o que viu de um dos pilotos menos experientes do grid.

O circuito de Xangai é ligeiramente atípico no que diz respeito ao estilo de condução e muitos pilotos enfrentaram alguma dificuldade em manter os pneus vivos devido à superfície da pista.

Alex Albon admitiu no show pós corrida da F1TV que seus pneus pareciam mortos depois de apenas algumas curvas, toda vez que ele saía do pit lane.

No entanto, Rosberg estava mais preocupado com o estilo de condução de Oscar Piastri depois de uma corrida difícil para o australiano.

Ele esteve bem abaixo do ritmo de Lando Norris no sábado e domingo, embora seu carro tenha sido danificado durante o GP de domingo.

Piastri saiu com pontos em ambas as corridas, mas a diferença entre ele e Norris continua a crescer no campeonato de pilotos depois de um forte início de campanha.

Nico Rosberg questiona a tocada de Oscar Piastri

Houve muitos pontos positivos para a McLaren tirar do GP da China, ao aumentar a diferença sobre Mercedes e Aston Martin no campeonato de construtores.

Karun Chandhok elogiou os dois pilotos da McLaren por seu desempenho na classificação.

Norris e Piastri largaram em P4 e P5, embora enquanto Norris estava ansioso em poder lutar contra Alonso pelo P3, Piastri tinha as duas Ferraris nos retrovisores.

O inglês continuou avançando e foi amplamente elogiado por dividir os Red Bulls no pódio.

Rosberg, no entanto, ficou preocupado com o que viu de Piastri e se perguntou se a tocada dele estava fazendo com que ele perdesse tempo em comparação com seu companheiro de equipe durante as corridas.

Na classificação, ele parece ser tão rápido quanto Norris e comete menos erros.

No entanto, parece haver um problema com a gestão dos pneus e, nesta era atual da Fórmula 1, isso é de vital importância.

Danos no carro de Oscar Piastri contribuíram para o difícil GP da China

Falando no início da corrida sobre Piastri, Rosberg disse: “É exatamente sobre isso que precisamos falar, ele está 1,5 segundos mais lento por volta que Norris, então ele ainda está lutando enormemente com a degradação dos pneus e a maneira como está pilotando.”

“Isso é demais depois de 15 voltas, ser 1,5 segundos por volta mais lento é demais.”

“Ele precisa progredir nisso, ainda está fazendo algo muito diferente e não parece bom.”

A diferença entre Piastri e Norris durante a corrida Sprint, quando seu carro não foi danificado, destaca o problema de direção de que Rosberg está falando.

Embora ele receba elogios do chefe da Red Bull, Helmut Marko, a pressão aumentará lentamente sobre Piastri para alcançar o nível de Norris, apesar de ele estar apenas em sua segunda temporada na Fórmula 1.

A sua inexperiência também se manifestou no final da última corrida no Japão, quando um pequeno erro na última volta o fez perder a posição para George Russell.

Embora haja sugestões de que ele tem mais potencial do que Norris, o inglês está um nível acima dele no momento e parece estar muito mais em sintonia com o atual carro da McLaren.

Infelizmente, a melhor maneira de avaliar o quão rápido um piloto é na F1 é compará-lo com seu companheiro de equipe e, no momento, Piastri é o segundo piloto da McLaren.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.