Newey: Um motor provavelmente dominará a nova era da F1
terça-feira, 28 de janeiro de 2025 às 9:15
Unidade de Potencia da F1 2026
É provável que um único fabricante de motor domine a Fórmula 1 quando o novo regulamento de 2026 entrar em vigor.
Essa é a visão de Adrian Newey, que em meio à turbulência interna da Red Bull no ano passado, decidiu deixar a equipe e se juntar ao ambicioso projeto da Aston Martin com motor Honda.
O lendário projetista disse à Auto Motor und Sport: “Acho que há uma forte possibilidade de que seja uma fórmula dominada pelo motor no início”.
“A realidade é que não consigo pensar em outra época na F1 em que os regulamentos de chassi e motor tenham mudado simultaneamente”.
“Nesse caso, as regras do chassi foram amplamente escritas para tentar compensar as regras da unidade de potência. Então, essa é outra dimensão”.
Quando a atual geração de motores estreou em 2014, a Mercedes começou com uma enorme vantagem que abriu caminho para a sequência de sete títulos consecutivos da equipe de fábrica.
“Acho que os fabricantes de motores aprenderam algo com a falta de preparação que os rivais da Mercedes tiveram antes dessa mudança”, acrescentou Newey.
“Mas há o potencial de um fabricante se destacar muito acima dos demais e do regulamento ser dominado pelas unidades de potência, pelo menos inicialmente”.
“Existe a possibilidade de que, se essa vantagem estiver no lado do motor de combustão, alguém pode desenvolver um motor dominante que seja mantido por toda a duração da fórmula”.
“Porque da maneira como as regras são escritas, é bastante difícil para aqueles que estão atrás alcançarem os líderes. Se a vantagem estiver no lado elétrico, há muito mais espaço para recuperar terreno se você estiver em desvantagem”.
No entanto, o britânico também admitiu que ainda não entendeu completamente o novo regulamento e seu provável impacto.
“As regras da unidade de potência foram publicadas há algum tempo, mas no lado do chassi, aerodinâmica e dinâmica de veículo, não tenho muito conhecimento sobre isso”.
“Estou fora da F1 desde abril de 2024, então a verdade é que não sei tudo sobre as regras no momento. Portanto, será uma curva de aprendizado rápida quando eu começar”.
adrian newey, aston martin, domínio, f1, formula 1, motor, noticias f1, temporada 2026
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.