Newey: Um motor provavelmente dominará a nova era da F1

terça-feira, 28 de janeiro de 2025 às 9:15

Unidade de Potencia da F1 2026

É provável que um único fabricante de motor domine a Fórmula 1 quando o novo regulamento de 2026 entrar em vigor.

Essa é a visão de Adrian Newey, que em meio à turbulência interna da Red Bull no ano passado, decidiu deixar a equipe e se juntar ao ambicioso projeto da Aston Martin com motor Honda.

O lendário projetista disse à Auto Motor und Sport: “Acho que há uma forte possibilidade de que seja uma fórmula dominada pelo motor no início”.

“A realidade é que não consigo pensar em outra época na F1 em que os regulamentos de chassi e motor tenham mudado simultaneamente”.

“Nesse caso, as regras do chassi foram amplamente escritas para tentar compensar as regras da unidade de potência. Então, essa é outra dimensão”.

Quando a atual geração de motores estreou em 2014, a Mercedes começou com uma enorme vantagem que abriu caminho para a sequência de sete títulos consecutivos da equipe de fábrica.

“Acho que os fabricantes de motores aprenderam algo com a falta de preparação que os rivais da Mercedes tiveram antes dessa mudança”, acrescentou Newey.

“Mas há o potencial de um fabricante se destacar muito acima dos demais e do regulamento ser dominado pelas unidades de potência, pelo menos inicialmente”.

“Existe a possibilidade de que, se essa vantagem estiver no lado do motor de combustão, alguém pode desenvolver um motor dominante que seja mantido por toda a duração da fórmula”.

“Porque da maneira como as regras são escritas, é bastante difícil para aqueles que estão atrás alcançarem os líderes. Se a vantagem estiver no lado elétrico, há muito mais espaço para recuperar terreno se você estiver em desvantagem”.

No entanto, o britânico também admitiu que ainda não entendeu completamente o novo regulamento e seu provável impacto.

“As regras da unidade de potência foram publicadas há algum tempo, mas no lado do chassi, aerodinâmica e dinâmica de veículo, não tenho muito conhecimento sobre isso”.

“Estou fora da F1 desde abril de 2024, então a verdade é que não sei tudo sobre as regras no momento. Portanto, será uma curva de aprendizado rápida quando eu começar”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.