Newey revela mudança no regulamento que ajudou a Red Bull

terça-feira, 2 de janeiro de 2024 às 9:31

Red Bull

O Red Bull RB19 foi um dos carros mais dominantes na história da Fórmula 1, conquistando 21 das 22 vitórias possíveis na temporada 2023.

Nas mãos de Max Verstappen, o carro quebrou recordes de vitórias anteriormente detidos pelo McLaren MP4/4 de 1988 – que obteve 15 vitórias em 16 naquele ano, uma porcentagem de 94%.

O RB19 tem uma porcentagem de vitórias de 95%, tendo também alcançado 30 pódios dos 42 possíveis com Verstappen e Sergio Perez.

O projetista Adrian Newey admitiu anteriormente que ficou “surpreso” com o nível de sucesso da Red Bull em 2023, até mesmo para seus padrões.

Grande parte da melhoria de performance veio de uma mudança no regulamento, introduzida para minimizar os quiques que os carros tiveram em 2022, quando ocorreu a mudança para o efeito solo.

Foi obrigatório um aumento de 15 mm na parte traseira do assoalho e uma altura do difusor de 10 mm, representando um desafio para as equipes que procuravam manter a eficiência aerodinâmica nas curvas de alta velocidade.

“O interessante é que quando a mudança foi anunciada no ano passado, nós discutimos isso internamente. Alguns dos nossos caras estavam dizendo ‘não, temos de lutar contra isso'”, declarou Newey ao The Race.

“Mas eu achava que provavelmente estávamos atrás da Ferrari nas curvas de alta no ano passado. Nosso carro estava tendo problemas em velocidades muito altas, então aquela mudança no regulamento poderia nos favorecer, e parece que foi o caso”.

Apesar do RB19 ter conseguido 14 poles em 2023, as classificações nem sempre foram fáceis para Verstappen e Perez.

Eles enfrentaram problemas que frequentemente os colocaram mais atrás no grid do que o previsto, mas Newey diz que isso se deve em parte a uma decisão de projeto tomada no início.

“Foi assim que desenvolvemos o carro. Tentamos priorizar o desempenho em corrida mais do que a classificação”, disse Newey.

“Em 2021, quando estávamos projetando o carro, tomamos a decisão de tentar priorizar a performance em corrida ao invés do desempenho em volta única”.

“Foi uma escolha deliberada; sentimos que se as ultrapassagens se tornassem mais fáceis, isso provavelmente significaria que a classificação teria uma prioridade um pouco menor do que no passado, e parece ter funcionado”.

 

LS - www.autoracing.com.br

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