Newey: Red Bull não estava “muito preocupada” com declínio

sexta-feira, 31 de janeiro de 2025 às 9:19

Adrian Newey

Adrian Newey diz que os problemas que ele percebeu no carro de 2024 da Red Bull não foram rapidamente resolvidos pelo gerenciamento da equipe.

Em meio à disputa de poder e à turbulência interna em Milton Keynes no ano passado, Newey – uma das mentes técnicas mais respeitadas na história da Fórmula 1 – decidiu sair.

Isso coincidiu com uma queda de performance acentuada da Red Bull, que foi superada por McLaren e Ferrari no campeonato de construtores.

“Obviamente, parte disso foi a McLaren em particular e também a Ferrari desenvolvendo seus carros e fazendo um ótimo trabalho”, disse Newey, agora na Aston Martin, à Auto Motor und Sport.

“Mas pelo que pude ver na Red Bull, o carro de 2024 – e também nos últimos estágios de 2023 – estava começando a ficar mais difícil de pilotar”.

Max Verstappen ainda conseguiu conquistar seu quarto campeonato mundial consecutivo de pilotos, mas o declínio de Sergio Perez foi tão acentuado que ele acabou perdendo seu lugar para 2025.

“Max ainda conseguia pilotá-lo”, disse Newey. “Não combinava com ele, mas ele podia pilotá-lo. Checo? Não”.

“Já tínhamos começado a ver diferenças maiores de performance entre Max e Checo em 2023 que continuaram na primeira parte de 2024. Porém, o carro ainda era rápido o suficiente para lidar com isso”.

“Contudo, era algo que estava começando a me preocupar. E poucas outras pessoas na organização pareciam estar muito preocupadas com isso”.

Depois que Newey parou de trabalhar no desenvolvimento do carro da Red Bull, a situação piorou drasticamente antes de melhorar um pouco no final da temporada.

Uma fascinante batalha entre McLaren, Ferrari, Red Bull e Mercedes está se desenhando para 2025.

“Pelo que pude ver de fora, e isso não é uma crítica, mas acho que o pessoal da Red Bull apenas continuou indo na mesma direção – talvez por falta de experiência. E o problema se tornou cada vez mais agudo a ponto de até Max achar difícil de pilotar”.

Newey insiste que não foi apenas uma questão de perder o controle do acerto ideal do carro.

“Não estou falando sobre o acerto. Estou falando sobre o fato de que o acerto pode mascarar problemas até certo ponto, mas o problema ainda está lá”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.