Newey recebeu proposta para projetar nave espacial

segunda-feira, 15 de janeiro de 2024 às 9:31

Adrian Newey

Adrian Newey revelou que certa vez foi abordado sobre projetar uma nave espacial durante sua carreira na Fórmula 1.

O lendário projetista conquistou um total de 12 títulos de construtores em equipes incluindo Red Bull, Williams e McLaren.

Ele também revelou recentemente que teve duas propostas da Ferrari, em 1993 e 2014, mas acabou recusando.

Após seu sucesso com a Red Bull de 2010 a 2013, quando Sebastian Vettel conquistou quatro títulos, uma empresa americana contatou Newey com um pedido pouco convencional.

“Uma empresa americana me telefonou há cerca de 10 anos para perguntar se eu estaria interessado em me juntar a eles para trabalhar em uma nave espacial”, declarou ele à revista Top Gear.

“Seria fascinante, e a corrida espacial nos anos 60 deve ter sido incrivelmente estimulante. Mas acho o automobilismo mais fascinante. Há um tremendo ritmo de desenvolvimento e envolvimento no automobilismo. Eu gosto disso”.

Ao ser questionado se gostaria de trabalhar em uma espaçonave, Newey respondeu: “Acredito que seria perigoso. É necessário que eles voltem inteiros!”

Com a inteligência artificial atualmente dominando a indústria de tecnologia, Newey foi questionado sobre a possibilidade dela afetar a F1 no futuro.

Embora tenha havido sistemas automatizados nos carros em anos anteriores, como controle de tração ou largada, Newey acredita em um propósito mais geral no projeto de carros de corrida.

“Em algum momento isso acontecerá, mas é muito mais difícil determinar o cronograma”, disse ele. “AI é um termo amplo, mas na verdade é uma extensão do ‘aprendizado de máquina’ com um pouco de internet, e isso já existe há bastante tempo”.

“Nós usamos otimizadores de análise de estresse (FEA ou análise de elementos finitos) há anos, mas o ser humano ainda parece ser melhor que o otimizador. É uma ferramenta, mas eles absolutamente não substituem o humano”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.