Newey quer sair da Red Bull e destino mais provável é a Ferrari

quinta-feira, 25 de abril de 2024 às 13:44

Adrian Newey

Algumas horas atrás começou a pipocar na mídia estrangeira que Adrian Newey quer sair da Red Bull.

O Autoracing, antes de publicar qualquer coisa em relação a isso, conseguiu falar com sua fonte dentro da Red Bull que conseguiu confirmar o fato algumas horas depois: “Realmente o Adrian avisou que quer sair. Perguntei por que e ele me disse que isso era tudo que ele podia falar nesse momento.”

“Para onde você acha que ele vai?”

“Pra onde quiser, mas aposto que os Vermelhos estão na pole por ele.”

E de acordo com a BBC, Newey vai deixar a equipe após a polêmica envolvendo as alegações de uma funcionária da equipe sobre o chefe da Red Bull, Christian Horner.

“Newey é considerado o maior desenhista de Fórmula 1 da história e disse à Red Bull que quer seguir em frente”, publicou a BBC Sport.

O homem de 65 anos está perturbado com a situação na Red Bull desde que Horner foi acusado de assédio sexual e comportamento coercitivo e abusivo por uma funcionária, o que Horner nega.

Red Bull e Newey não responderam imediatamente aos pedidos de comentários

O chefe de design inglês está fortemente ligado à Ferrari e sabe-se que recebeu uma oferta da Aston Martin, mas é provável que seja do interesse de todas as equipes líderes, agora que sua disponibilidade é conhecida.

O contrato de Newey com a Red Bull dura até o final de 2025, mas ele acredita que pode negociar uma saída que lhe permita trabalhar com outra equipe na próxima temporada.

Seu desejo de deixar a Red Bull foi relatado pela primeira vez pela Auto Motor und Sport da Alemanha, mas a informação foi verificada de forma independente pela BBC Sport com fontes de alto nível próximas à Red Bull e Newey.

Eles confirmaram que seu desejo de sair decorre de sua infelicidade com a situação envolvendo Horner, que levou a uma luta multifacetada pelo poder na Red Bull.

A equipe inocentou Horner de qualquer irregularidade após uma investigação interna. A denunciante, entretanto, suspensa pela equipe, recorreu da decisão.

Horner e o consultor de automobilismo da Red Bull, Helmut Marko, estão em uma disputa feroz, assim como o principal acionista tailandês, Chalerm Yoovidhya, que apoiou Horner, e a Red Bull Gmbh na Áustria, que queria tirá-lo de seu cargo.

Newey está na Red Bull desde 2005 e supervisionou duas eras dominantes com a equipe, de 2010 a 2014, quando conquistou quatro títulos consecutivos de pilotos e construtores com Sebastian Vettel, e a era atual com Max Verstappen.

No ano passado, Verstappen e Red Bull produziram a temporada mais dominante da história da F1, com o holandês vencendo 19 das 22 corridas e a equipe todas, exceto uma. Eles buscam um desempenho semelhante depois de vencer quatro das cinco primeiras corridas desta temporada.

Newey já teve vários sucessos com vitórias e títulos na Williams e na McLaren

Como diretor técnico da Red Bull, Newey não trabalha mais em tempo integral na F1 – ele também está envolvido em outros projetos da empresa, como o próximo supercarro RB17.

E Horner ocasionalmente enfatizou os pontos fortes da equipe comandada por Newey, liderada pelo diretor técnico Pierre Wache.

Mas o chefe de design continua a ser a mente brilhante responsável pelo conceito dos carros de sucesso da equipe e a sua saída representará um golpe sísmico para a Red Bull.

Isso também pode perturbar ainda mais Verstappen, que é conhecido por ter suas próprias dúvidas sobre a situação interna da equipe.

Verstappen, que tem contrato até o final de 2028, foi solicitado em diversas ocasiões a oferecer seu apoio total a Horner e sempre deu respostas ambíguas.

Mas ele enfatizou repetidamente seu desejo de manter a equipe sênior da Red Bull no lugar e disse no GP da China no fim de semana passado: “Assinei um longo contrato com a equipe. A única coisa que falei desde o início é que queremos ter um ambiente tranquilo, ultimamente temos falado do carro. Estou feliz com isso, estou feliz com a equipe e nunca houve motivo para sair.”

Verstappen é contratualmente capaz de sair se Marko perder sua posição – e o piloto foi fundamental para manter o austríaco no lugar quando surgiu no GP da Arábia Saudita, em março, que sua posição estava sob ameaça.

Não se acredita que ele tenha a mesma liberdade no caso da saída de Newey, mas consideraria a perda de uma figura tão influente como uma grande perda.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.