Newey não é mais a chave para o sucesso na “nova” Formula 1

sexta-feira, 18 de maio de 2012 às 12:26

F112-newey-malasia-domingo615
A Red Bull está lamentando o papel limitado que pode ser exercido pelo gênio da aerodinâmica da Fórmula 1, Adrian Newey, em 2012.

“Eu duvido que a Williams realmente saiba por que foi tão forte”, declarou o chefe da equipe, Christian Horner, à Auto Motor und Sport da Alemanha, referindo-se à surpreendente vitória de Pastor Maldonado no último fim de semana.

Horner insistiu que, ao invés de o vencedor estar na equipe com o melhor pacote geral a cada corrida, o sucesso nesta temporada diz respeito a “compreender as características do pneu e a janela na qual eles funcionam”.

“As equipes intermediárias não deram um salto quântico em termos de aerodinâmica do ano passado para este”, insistiu Horner. “Mas, do ponto de vista da performance, isso é o que elas fizeram”.

A conclusão lógica é que a inteligência teve sua importância reduzida. Então, a Red Bull vai reduzir o salário anual de Newey em um ou dois milhões?

Horner riu: “Adrian não é apenas um especialista em aerodinâmica, e a aerodinâmica ainda é importante de qualquer maneira. Mas, agora, o importante é harmonizar tudo, e os pneus são simplesmente complexos demais. Há duas corridas, Nico Rosberg dominou, mas, na Espanha, ele quase tomou volta. É muito difícil prever o que vai acontecer a seguir. É uma loteria”.

A situação dividiu a Fórmula 1 em dois lados: aqueles que adoram e os que não gostam. “Ficou como um campeonato da GP2”, declarou Maldonado, campeão da categoria de acesso em 2010, ao jornal The National. “Os pilotos podem fazer a diferença e as equipes ainda podem trabalhar na estratégia e no carro”.

A situação bizarra deixou todos confusos, como Jenson Button. Ele mal pode acreditar que sua McLaren de 2012 – que parecia um carro campeão – foi batida na Espanha por Nico Rosberg, vencedor em Xangai que quase tomou volta em Barcelona.

“As Red Bulls fizeram um trabalho melhor do que nós em termos de pontos no fim de semana, mas ainda não foram rápidas quando comparadas a Williams, Sauber, Lotus e Ferrari”, disse ele à PA Sport. “Cinco equipes diferentes vencendo cinco corridas, nós realmente não sabemos o que está acontecendo, e acho que o mesmo vale para todo o pitlane”.

LS – www.autoracing.com.br 

 

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.